A sede do Ministério Público no Piauí, na zona Leste de Teresina, recebeu nessa quarta-feira, 27 de fevereiro, a primeira reunião da Rede Ouvir Piauí, em 2019. A organização reúne as ouvidorias de órgãos públicos das esferas municipal, estadual e federal. Além do MPPI, fazem parte da Rede instituições como o Tribunal de Justiça (TJ-PI), Tribunal Regional do Trabalho (TRT 22ª), Governo do Estado, Prefeitura de Teresina (PMT), Associação Piauiense de Municípios (APPM), entre outros.
Durante a reunião de trabalho ficou denifido que neste ano, o Dia Nacional do Ouvidor será comemorado em 14 de março, em atividade conjunta com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON, na Praça Rio Branco, no Centro de Teresina, a partir das 8 horas da manhã. Data na qual é celebrado o Dia Nacional do Consumidor. Outro assunto debatido na reunião foi a eleição do secretariado do Rede Ouvir. O cargo será ocupado pelas servidoras Mara Jordana, do TRE-PI, e Bruna Pires, da PMT. A Rede ainda deve participar do evento “Teresina em Ação”, cuja finalidade é levar serviços de ação social a diversos bairros da capital piauiense.
Em sua fala, o procurador de Justiça Antônio Linhares, atual ouvidor do MPPI, ressaltou a importância que as ouvidorias têm obtido junto à população. Pontuou ainda o crescimento dos atendimentos feitos pelo órgão no âmbito do Ministério Público.
Ouvidorias
As ouvidorias são setores de contato direto entre as organizações, sejam elas públicas ou privadas, e os cidadãos. São responsáveis por receberem elogios e sugestões, críticas, dúvidas, reclamações e denúncias. Outro papel desempenhado pelas ouvidorias consiste no atendimento de solicitações sobre informações de interesse pessoal ou coletivo referentes as instituições que integram.
No Ministério Público, a ouvidoria possui vários canais para contato com os piauienses. Os interessados podem apresentar suas demandas pelos telefones: 127 e 3216-4550, ramais: 571/572, através do e-mail: ouvidoria@mppi.mp.br ou por meio da página da ouvidoria, no link: https://bit.ly/2DovFon.
Veja mais:
PGJ empossa novo Ouvidor e Ouvidora Substituta do Ministério Público