Servidores do Ministério Público do Piauí participaram, na manhã dessa quarta-feira (13), de reunião sobre licitações e contratos para discutir melhorias a partir do Plano de Ação para 2019. Durante o evento, foi abordado sobre a nova plataforma (licitações web e contratos web) oferecida pelo Tribunal de Contas do Estado. Entre outras coisas, o Plano prevê a redução em até 90% em anomalias de aquisições, fazendo o mapeamento de processos de aquisições, identificação e iniciativa para tratar as anomalias e criação de modelos.
“A intenção é eliminar as anomalias do processo de aquisição, pois ao longo do exercício estamos verificando a existência de alguns contratempos, o que significa refazer as tarefas. Queremos, em 2019, eliminar o máximo possível desses problemas, com uso de mapeamentos e fluxos. E através dessas reuniões e capacitações, nós avançaremos”, afirmou o coordenador de licitações e contratos, Afrânio Silva.
Sobre as dificuldades, o assessor de licitações, Cleyton Soares, avaliou alguns riscos que podem acontecer. Riscos operacionais, de imagem, legalidade, financeiro, na contratação e nos processos, levando em consideração que não há como saber todos os riscos e isso se torna mais uma dificuldade para as atividades de controle. Segundo o servidor, o que se pode fazer é minimizar esses riscos a partir de um planejamento adequado das demandas, sendo que podem ser classificadas em: demandas pontuais, permanentes, extraordinárias e críticas. O assessor de licitações afirma que é feito um trabalho contínuo de tentar sempre melhorar os processos de licitações do MP e para isso, é exigido dos setores demandantes um bom desempenho nos termos de referência, para preservar e melhorar imagem da instituição.