Pessoas de pé sorrindo para fotografia

 

O Ministério Público do Piauí, através da 1ª Promotoria de Regeneração, que tem como Promotora em exercício, Valesca Caland Noronha, reuniu representantes de órgãos públicos e a sociedade regenerense no Salão Paroquial na manhã de quarta-feira (6), para a finalização do projeto “Intersetorialidade como estratégia para o avanço das políticas públicas e uma gestão de excelência”.

O projeto foi lançado em setembro de 2017, e concluído no último dia 06 de fevereiro, com a apresentação de uma cartilha da Promotoria de Justiça de Regeneração, cujo conteúdo traz orientações sobre o acesso aos direitos e qual a função das instituições públicas. Em seu teor estão descritas as funções do Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública do Estado, do Prefeito Municipal, Vereadores, Secretários Municipais, das Polícias Civil e Militar e do Conselho Tutelar.

 

Pessoas sentadas em auditório

 

Lançado há quase dois anos, o projeto foi executado em quatro etapas: 1º Apresentação da proposta (setembro de 2017); 2º Capacitação (dezembro de 2017); 3º Apresentação – plano de ação (fevereiro de 2018); e 4º Culminância (fevereiro de 2019).

A promotora de Justiça Valesca Caland Noronha assegura que já é possível perceber os efeitos positivos do seminário. Segundo ela, os problemas ainda existem, mas, em menor escala.

“Determinados problemas que antes existiam em larga escala, hoje estão em menor proporção, pois a população está se conscientizando da importância do conhecimento dos seus direitos. Na realidade, a informação é a maior arma que um cidadão pode ter para garantir seus direitos e, de certa forma, conhecer seus deveres. Quando se dá informações ao cidadão, ele está sendo empoderado. O que estamos fazendo na Promotoria é apenas cumprindo o que já diz a Constituição, até porque o poder emana do povo”, enfatizou.

Durante a culminância do projeto, houve uma encenação teatral intitulada ‘Alice no país das Vilas’, enfatizando a importância da informação para o cidadão, como também o papel das instituições públicas em benefício da população.