Pessoas sentadas em volta de uma mesa

 

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da Promotoria de Justiça de Luís Correia, com auxílio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, representados pelo Promotor de Justiça Galeno Aristóteles Coelho de Sá e pela Promotora de Justiça Denise Costa Aguiar, realizou uma reunião sobre a festa que vai acontecer entre 2 a 5 de março no carnaval de Luís Correia. Na reunião, estiveram presentes: representante do município, Secretaria de Segurança, do evento Carnaval Euphoria Barramares, do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Polícia Militar, que assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Entre os assuntos discutidos, esteve a política nacional do meio ambiente, considerando a Lei nº 6.938/1981, que trata da poluição, afirmando que a degradação da qualidade ambiental é resultante de atividade que direta ou indiretamente prejudique a saúde, segurança e o bem-estar da população.

Após início da reunião, foi aberto espaço para fala. O representante da Kalor Produções, Nataniel Lopes Reis, afirmou que em 2018 os únicos problemas enfrentados foram em relação à limpeza das vias públicas e acesso de trânsito entre a rodovia federal e a via local. O secretário de Segurança do Estado do Piauí, Rubens da Silva Pereira, comunicou que durante o período carnavalesco será instalado em Luís Correia o Centro Integrado de Segurança, em frente ao Clube do SESC. O Corpo de Bombeiros ficará responsável por fiscalizar a concepção e execução do projeto de palco do evento.

A Vigiância Sanitária Estadual relatou que este ano, por questões financeiras, haverá um decréscimo na atuação do órgão, concentrando sua atuação em aspectos preventivos. A Polícia Rodoviária Federal vai atuar durante todo o feriado em diversas frentes. Para a Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR), representada por Danilo Palhano de Alcântara, a maior dificuldade encontrada nos anos anteriores foi o trânsito de veículos na área da praia, e seguriu à Kalor Produções que publicize junto aos participantes do evento a proibição de utilizar veículos nesse terreno.