Pessoas de pé

 

Na última terça-feira (28), uma reunião realizada no MPPI, sede da zona leste de Teresina, tratou sobre a erradicação do trabalho infantil, projeto que engloba o trabalho de órgãos como a Defensoria Pública do Estado, Secretaria Estadual de Assistência Social, Conselho Tutelar e Ministério Público do Trabalho e também de vários municípios como, por exemplo, Floriano, São João do Piauí, Pedro II, Altos, Barras, Piripiri, Regeneração, Jaicós, Batalha, Piracuruca, Esperantina, Dom Inocêncio e Paulistana, que recebem financiamento do Governo Federal para elaboração de projetos de erradicação do trabalho infantil.

Foi uma oportunidade para dialogar, ouvir o que está sendo feito em cada município, procurar soluções para um trabalho coletivo, sensibilizar a sociedade piauiense da importância do combate ao trabalho infantil e também definir ações estratégicas para o enfrentamento desse problema, entre elas, aCampanha do dia 12 de Junho, considerado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

 

Pessoas de pé com as mãos dadas

 

 

Para a promotora de Justiça Joselisse Nunes de Carvalho Costa, titular da 45ª Promotoria de Justiça da capital, esse é um grande trabalho, não só do Ministério Público do Estado do Piauí, mas de todo um conjunto de órgãos que, unidos, podem desenvolver uma atuação ainda melhor. “Traçamos estratégias para a campanha do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e ajustamos outros detalhes, como um fluxograma para auxiliar o nosso trabalho. Também considero que a reunião foi produtiva pelo fato da abrangência de atuação das pessoas que estiveram aqui reunidas. Isso mostra que, cada dia mais, os órgãos estatais e entidades estão interessados em se engajar na campanha e nessa temática”, afirma a promotora.

 

Mulher de pé apontando para placa

 

 

Edno Moura, procurador do MPT, afirma que a sociedade precisa assimilar que o trabalho infantil é um assunto sério e um malefício a todos. Declarou ainda que a reunião foi relevante no sentido de verificar as melhores políticas para o enfrentamento ao trabalho infantil.