Depois de São João do Piauí e Simplício Mendes, nesta sexta-feira, 10 de maio, foi a vez de Inhuma conhecer as novas instalações do Ministério Público do Piauí no município. No início da tarde de hoje (10/05), o Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, junto com os promotores de Justiça Paulo Maurício Araújo Gusmão, atual titular da Promotoria de Justiça de Inhuma, e Danilo Carlos Ramos Henriques, que está respondendo pela comarca durante as férias do recém-empossado titular, desenlaçou a fita inaugural e descerrou a placa inaugural do novo espaço, que além de abrigar os servidores e membros servirá, também, para atender aos cidadãos de Inhuma e Ipiranga do Piauí.
O que antes era uma sala pequena, com a reforma e ampliação, tornou-se uma secretaria e um gabinete para o promotor de Justiça. Além da mudança no espaço físico, as instalações da Promotoria receberam mais mobiliário de escritório e equipamentos de informática. A Promotoria de Justiça de Inhuma está sediada no fórum desembargador Antônio Almeida Gonçalves, localizado na Praça João Sousa Leal, Centro da cidade.
Durante seus pronunciamentos, os promotores Paulo Gusmão e Danilo Henriques agradeceram ao procurador-geral de Justiça pela realização das obras. “São condições mais dignas que recebemos hoje para melhor exercer nossas atividades aqui na cidade junto à sociedade de Inhuma. O principal beneficiado é o cidadão, pois este poderá ser recebido em um ambiente mais confortável”, afirma Paulo Gusmão. Os dois membros ainda ressaltaram que o novo ambiente é uma conquista importante para toda a população de Inhuma. “É visível a melhora pela qual a Promotoria passou nos últimos anos. Quando aqui cheguei tínhamos apenas uma servidora em uma sala minúscula. Atualmente, contamos com três servidores, e agora com este novo espaço. Então, queremos deixar registrado nossos agradecimentos ao chefe da instituição”, disse Danilo Henriques.
Já o procurador-geral de Justiça destacou o bom uso dos recursos e planejamento estratégico como pilares que possibilitaram a ampliação de investimentos em áreas estratégias para o Ministério Público do Piauí, entre as quais infraestrutura, recursos humanos e tecnologia da informação. “Quero demonstrar minha felicidade com esse momento ímpar. Ontem, inaugurei São João do Piauí e Simplício Mendes. Nossa intenção é oferecer uma estrutura básica e de qualidade para que cada colega possa desenvolver seu trabalho de forma honrada e assim apresentar aos cidadãos resultados expressivos. Um exemplo é o quadro de pessoal da instituição. O promotor de Justiça conta, atualmente, com no mínimo dois assessores, mais um técnico ou analista para auxiliá-lo em suas atividades. Além disso, adquirimos equipamentos de informática e desenvolvemos ferramentas tecnológicas que também contribuem para o melhor desempenho do órgão ministerial”, asseverou Cleandro Moura.
Recentemente, o Ministério Público lançou dois concursos, um para servidores efetivos e outro, que ainda está em andamento, para promotor de Justiça substituto. Sobre a criação de ferramentas tecnológicas, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação do MPPI desenvolveu o aplicativo MPPI Cidadão, lançado em outubro do ano passado em comemoração aos 30 anos da Constituição Federal de 88. Além de conhecer um pouco mais o Ministério Público do Piauí, o usuário da ferramenta pode também consultar processos (desde que estes não estejam sob sigilo judicial), apresentar denúncias, localizar a Promotoria de Justiça mais próxima de sua residência e acompanhar as notícias sobre a instituição. O aplicativo já está disponível para download no Google Play e na Apple Store.
Veja mais:
PGJ inaugura novas instalações do Ministério Público em São João do Piauí e Simplício Mendes