Estudantes posando para foto em frente ao ônibus do Procon Itinerante

Reclamações contra concessionárias de energia, água e telefonia, e denúncias de publicidade enganosa, foram algumas das demandas apresentadas pela população de Juazeiro do Piauí e de Capitão de Campos durante a passagem do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-PI) – Itinerante órgão integrante da estrutura do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por esses municípios, entre os dias 8 e 10 de maio.

O coordenador técnico do PROCON-PI, Edivar Cruz, explica que com o apoio da Justiça Itinerante e das promotorias de Justiça das cidades que receberam os serviços, foram disponibilizados profissionais para resolução extrajudicial de conflitos na área do direito do consumidor. “Registramos, aproximadamente, 40 reclamações nesse período em que estivemos em Juazeiro do Piauí e Capitão Campos. Nosso objetivo é levar cidadania e proteção a todos os consumidores do Piauí”, diz.

Durante a passagem da unidade móvel do PROCON-PI pela cidade de Capitão de Campos, nesta sexta-feira (10), estudantes que frequentam colégios das redes pública municipal privada do município conheceram o funcionamento, finalidade e estrutura do programa, entre outros aspectos dos serviços que são disponibilizados pelo MPPI, através do órgão.

Estudantes posando para foto em frente ao ônibus do Procon Itinerante

Procon Itinerante

Homem sentando atendendo mulher

A ação faz do programa “MP em Ação, PROCON Itinerante”. O programa foi idealizado com o objetivo de levar o atendimento móvel aos consumidores piauienses, por meio do ônibus do Ministério Público, removendo assim, os obstáculos territoriais que impedem o acesso dos consumidores no interior do Piauí aos órgãos que atuam na defesa dos direitos do consumidor.

Além de descentralizar o atendimento ao consumidor, contribue para a resolução céleres das demandas consumeristas e fortalece a cultura de solucionar os problemas, sem a necessidade de judicializar a demanda.