Autoridades reunidas durante lançamento da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Violência nas Escolas
A promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), Flávia Gomes, participou do lançamento da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Violência nas Escolas realizado nessa quarta-feira(15), no auditório Freitas Nobre, na Câmara Federal, em Brasília. O CAODEC, órgão auxiliar do Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI), é responsável pelo desenvolvimento do projeto Queremos Paz.
Coordenada pela deputada Rejane Dias (PT-PI), a iniciativa tem o intuito de estimular a cultura de paz entre escolas, comunidades e famílias. A frente possui mais 200 de parlamentares. Foram convidados para o evento, especialistas que são referências nas áreas da cultura de paz e da educação em direitos humanos. Entre eles, a coordenadora do Caodec, Flávia Gomes.
“Atendendo à convite da deputada Rejane Dias, participamos da instalação da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento à Violência Escolar. Na oportunidade, apresentei os projetos desenvolvidos pelo MPPI através do CAODEC sobre a temática abordada pela Frente. Entre eles, o Projeto Queremos Paz, que promove a conscientização de que todos são responsáveis pela construção da cultura de paz. Me sinto feliz de ver a pauta elevada a âmbito nacional”, diz Flávia Gomes, promotora de Justiça e coordenadora do CAODEC.
A previsão é que, após o lançamento da Frente, seja implementado um plano de trabalho para nortear a atuação. O colegiado, formado por deputados e senadores, assume a missão de debater e acelerar projetos que possam combater a violência no ambiente escolar.
O evento contou com a presença do Governador do Piauí, Wellington Dias; do; da Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, entre outras autoridades.
Queremos Paz
As atividades do Projeto Queremos Paz vêm sendo desenvolvidas há quase quatro anos, com o objetivo de fomentar a cultura da paz, a prática do diálogo e da tolerância e o conhecimento dos líderes pacificadores mundiais, como formas positivas de enfrentamento à violência escolar. Além de já ter atingido diretamente milhares de estudantes de diversas faixas etárias em todo o Piauí, o projeto inclui também atividades de capacitação de professores e famílias, para manejo de situações de bullying, drogadição e indisciplina. O “Queremos Paz” já foi tema de concurso cultural e de jogos escolares.
O projeto “Queremos Paz”, do MPPI, conquistou o segundo lugar no Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público(2018), na Categoria Transformação Social.
Da esquerda para direita: secretário de Educação do Piauí Ellen Gera, deputada federal Rejane Dias (PT-PI) e promotora de Justiça Flávia Gomes
Promotora de Justiça Flávia Gomes ao lado da Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat.