Pessoas de pé posando para foto

Autoridades reunidas durante lançamento da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Violência nas Escolas

 

A promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), Flávia Gomes, participou do lançamento da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Violência nas Escolas realizado nessa quarta-feira(15), no auditório Freitas Nobre, na Câmara Federal, em Brasília. O CAODEC, órgão auxiliar do Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI), é responsável pelo desenvolvimento do projeto Queremos Paz.

Coordenada pela deputada Rejane Dias (PT-PI), a iniciativa tem o intuito de estimular a cultura de paz entre escolas, comunidades e famílias. A frente possui mais 200 de parlamentares. Foram convidados para o evento, especialistas que são referências nas áreas da cultura de paz e da educação em direitos humanos. Entre eles, a coordenadora do Caodec, Flávia Gomes.

“Atendendo à convite da deputada Rejane Dias, participamos da instalação da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento à Violência Escolar. Na oportunidade, apresentei os projetos desenvolvidos pelo MPPI através do CAODEC sobre a temática abordada pela Frente. Entre eles, o Projeto Queremos Paz, que promove a conscientização de que todos são responsáveis pela construção da cultura de paz. Me sinto feliz de ver a pauta elevada a âmbito nacional”, diz Flávia Gomes, promotora de Justiça e coordenadora do CAODEC.

A previsão é que, após o lançamento da Frente, seja implementado um plano de trabalho para nortear a atuação. O colegiado, formado por deputados e senadores, assume a missão de debater e acelerar projetos que possam combater a violência no ambiente escolar.

O evento contou com a presença do Governador do Piauí, Wellington Dias; do; da Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, entre outras autoridades.

Queremos Paz

As atividades do Projeto Queremos Paz vêm sendo desenvolvidas há quase quatro anos, com o objetivo de fomentar a cultura da paz, a prática do diálogo e da tolerância e o conhecimento dos líderes pacificadores mundiais, como formas positivas de enfrentamento à violência escolar. Além de já ter atingido diretamente milhares de estudantes de diversas faixas etárias em todo o Piauí, o projeto inclui também atividades de capacitação de professores e famílias, para manejo de situações de bullying, drogadição e indisciplina. O “Queremos Paz” já foi tema de concurso cultural e de jogos escolares.

O projeto “Queremos Paz”, do MPPI, conquistou o segundo lugar no Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público(2018), na Categoria Transformação Social.

Pessoas de pé posando para foto

 Da esquerda para direita: secretário de Educação do Piauí Ellen Gera, deputada federal Rejane Dias (PT-PI) e promotora de Justiça Flávia Gomes

Pessoas reunidas posando para foto

Pessoas reunidas posando para foto

Promotora de Justiça Flávia Gomes ao lado da Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat.