O CEAF (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional) e a Corregedoria-Geral do Ministério Público promoveram nessa sexta-feira, 14 de junho, um curso sobre Rotinas de Promotorias de Justiça e Procedimentos Administrativos. A capacitação foi ministrada pela promotora de Justiça Ana Isabel Mota, que é membro auxiliar da corregedoria. O curso ocorreu no auditório do prédio do Ministério Público do Piauí na zona Leste de Teresina e contou com a participação de servidores e membros da instituição. O objetivo do curso foi capacitá-los para gerir com excelência as promotorias de justiça que fazem parte do MPPI.
“Em primeiro lugar, é necessário compreender que o Ministério Público mudou. O perfil e o trabalho da nossa instituição evoluíram; assim como os problemas que a sociedade enfrenta. Saímos de uma atuação demandista para um papel mais resolutivo. Tudo isso demanda uma reflexão sobre a forma como atuamos. Essas nuances, muitas vezes não ensinadas nas universidades e faculdades, aprendemos no cotidiano do exercício profissional e através de capacitações que participamos como essa. Por isso, hoje o curso é um momento para compartilhar com vocês as experiências e os conhecimentos acumulados ao longo dos anos. Também abordaremos conceitos e diretrizes que vão colaborar para o melhor desempenho de servidores e membros”, disse.
Ana Isabel abordou diversas situações relacionadas a organização dos processos judiciais e extrajudiciais, procedimentos administrativos, atendimento ao público, entre outros assuntos. Ela ainda esclareceu dúvidas sobre procedimentos relacionados à Corregedoria do órgão ministerial. Ao final do curso, a promotora de Justiça Ana Isabel recebeu o certificado de ministrante do curso das mãos do colega de Corregedoria, o promotor de Justiça Rodrigo Roppi.