Pessoas sentadas em forma de círculo conversando

Promotor de Justiça Sebastião Borges durante conversa com conselheiro tutelares de Pedro Laurentino

 

Na última segunda-feira, 3 de junho, as Promotorias de Justiça de São João do Piauí deram início ao segundo ciclo do projeto “Promotoria Itinerante: Ações Cidadãs Mais Perto de Você”, visitando o município de Pedro Laurentino, distante 48 km da sede da comarca.

 

Durante a ação, foi realizada uma reunião com membros da rede de proteção à criança e adolescente, participando os promotores de Justiça Sebastião Borges e Jorge Pessoa, que ressaltarem a necessidade de se trabalhar coletivamente as situações que envolvem ofensa aos direitos de crianças e adolescentes. Na oportunidade, foi entregue minuta de termo de ajustamento de conduta para melhorias estruturais do Conselho Tutelar. A 2ª Promotoria de Justiça, através do promotor Jorge Luiz, realizou inspeção nas ambulâncias do município, para instrumentalizar um procedimento em tramitação.

 

Já o titular da 1ª PJ de São João do Piauí, Sebastião Borges, proferiu uma palestra para alunos da rede de ensino fundamental, tratando dos direitos e deveres das crianças e adolescentes. Borges reuniu-se ainda com os conselheiros tutelares e prestou orientações sobre como melhorar a atuação do órgão, na forma de procedimento e elaboração dos relatórios, por exemplo.

 

Pessoas sentadas em torno de uma mesa

Promotor Jorge Luiz durante atendimento à população de Pedro Laurentino, cidade termo da comarca de São João do Piauí

 

Jorge Pessoa, auxiliado pelas servidoras Camila Cunha, Amanda Damasceno e Damila Vieira, atendeu, na sede do Conselho Tutelar de Pedro Laurentino, a população do município. O membro do Ministério Público ouviu reclamações dos cidadãos, celebrou acordos e instaurou procedimentos, com base nas informações prestadas nos atendimentos.

 

O projeto terá continuidade durante o ano, buscando sempre promover cidadania nas seis cidades que fazem parte da comarca de São João do Piauí. O município de João Costa é o próximo a ser visitado pela iniciativa, em data a ser definida pelos promotores de Justiça de São João do Piauí.

 

Três pessoas sentadas em volta de uma mesa

Servidoras da Promotoria de Justiça de São João do Piauí durante atendimento à cidadã de Pedro Laurentino