O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Corrente(PI), em parceria com o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde do MPPI, SESAPI e Vigilância Sanitária Estadual, realizou nesta terça-feira (25) o Seminário de Integração em Saúde.
Um dos temas centrais do encontro foi o papel da Atenção Básica, conhecida como a “porta de entrada do SUS”, e que busca orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar possíveis casos de agravos e direcionar aqueles graves para níveis de atendimentos mais complexos.
(Promotora de Justiça, Gilvânia Alves Viana.)
“A atenção básica deve coordenar o cuidado e reconhecer as necessidades de saúde da população, organizando as necessidades em relação aos outros pontos de atenção à saúde, contribuindo para que a programação dos serviços de saúde parta das necessidades dos usuários”, afirmou a promotora de Justiça Gilvânia Alves Viana, durante seu discurso de abertura.
Os objetivos do seminário foram: promover o debate sobre as ações e serviços de saúde pública no município, com ênfase nas deficiências; capacitar gestores e demais profissionais que atuam neste setor; além de garantir o intercâmbio de experiências e a integração dos participantes e aproximar a sociedade do Ministério Público.
Estiveram presentes profissionais da saúde e comunidade de Corrente (PI), além de outros municípios, como: Sebastião Barros, Cristalândia do Piauí, Parnaguá, Riacho Frio, Gilbués, São Gonçalo do Gurguéia, Barreiras do Piauí e Monte Alegre do Piauí.