Na manhã desta segunda-feira, 10 de junho, os procuradores-gerais de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, e do Maranhão, Luiz Gonzaga Martins Coelho, encontraram-se na sede da PGJ (Procuradoria Geral de Justiça) do Ministério Público do Piauí, localizada no Centro de Teresina. O chefe do MPMA convidou Cleandro Moura para mais uma edição do Encontro Regional de Gestão Estratégica, que desta vez ocorrerá na cidade de Timon. A abertura oficial será realizada nesta terça-feira, 11 de junho, no salão do fórum do júri do município. Luiz Gonzaga estava acompanhado dos promotores de Justiça Cláudio Alencar, Marco Amorim e Nonato Leite.
Na programação do evento estão previstas a apresentação de projetos (Município Legal, Cidadão Consciente e De Olho na Constituição) e assinaturas de termos de ajustamento de conduta. Em seguida serão promovidas duas oficinas: a primeira sobre atendimento ao público, voltada para servidores; e a segunda sobre os sistemas: Simp (Sistema Integrado do Ministério Público), Digidoc, SIC (Serviço de Informação ao Cidadão) e PJe (Processo Judicial Eletrônico).
O PGJ do Maranhão agradeceu pela acolhida que recebeu do chefe do parquet piauiense. “Ao passar por Teresina fiz questão de fazer uma visita ao procurador-geral, Cleandro Moura, que é um grande amigo do Ministério Público do Maranhão, um grande parceiro. Durante sua gestão à frente do MP do Piauí, estabelecemos várias parcerias e intercâmbios de colaboração, quer seja através do Gaeco, quer seja através do Ceaf e da nossa Escola Superior, com estreitamento de relações entre os Ministérios Públicos do Maranhão e Piauí. Costumo dizer que essas duas instituições são unidas pelo rio Parnaíba”, disse Luiz Gonzaga.
Já o procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, reforçou a importância da exitosa e frutífera parceria entre o MPPI e o MPMA. “Faço uma avaliação bastante positiva do encontro de hoje, porque os Ministérios Públicos do Piauí e do Maranhão, nesses últimos três anos, firmaram as bases de uma construção conjunta com vários projetos, várias resoluções, iniciativas que incluem nosso Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional e outros órgãos. E hoje, durante nosso encontro, apresentamos ao amigo Luiz Gonzaga mais uma importante iniciativa que está sendo executada pelo MPPI”, disse.
Cleandro Moura e Luiz Gonzaga assistiram à apresentação da minuta de criação da CAV – Central de Atendimento às Vítimas, conduzida pelo promotor de Justiça Sinobilino Pinheiro, coordenador do CAOCRIM (Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais), pelas analistas ministeriais de psicologia Liandra Nogueira e Gabriela Amâncio, e pela analista de serviço social Núbia Caldas. O PGJ do Maranhão parabenizou o chefe do MPPI pela iniciativa.