Pessoas de pé posando para foto

Representantes de instituições da Rede DH Piauí

 

Durante reunião promovida nesta quinta-feira(6), na sede do Ministério Público do Estado do Piauí, na zona leste de Teresina, representantes da Rede de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Rede DH-Piauí) trataram a respeito da situação dos imigrantes venezuelanos no Piauí. A Rede é composta de diversos órgãos públicos e entidades piauienses.

Para a vice-presidente da Rede, Valdênia Araújo, que também é professora do Instituto Federal do Piauí (IFPI)- Campus Teresina Zona Sul, a situação dos imigrantes venezuelanos no Piauí é preocupante. “Eles estão numa situação precária. Temos que acompanhar as formas de atuação e medidas que podem ser tomadas. Eles têm outra cultura, não aceitam alguns alimentos que são oferecidas. Precisamos acompanhar isso”, disse.

Os participantes do encontro realizaram um planejamento para que a Rede possa pautar datas comemorativas do mês de junho que marcam e lembram o respeito aos direitos humanos.

“Nossa Rede vem sendo articulada desde o início 2018. No dia do aniversário de 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinamos um acordo de cooperação técnica entre diversos órgãos públicos e entidades piauienses para a formação da Rede. Ver que estamos articulados, trabalhando de forma institucional a promoção dos Direitos Humanos é gratificante”, conta Flávia Gomes, promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC).

Também participaram do diálogo Conceição Sousa, secretária-geral e representante da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania(SASC); Manoel Neto, representante da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid); Conceição Carcará, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí; Érica Lays representantes da Polícia Rodoviária Federal(PRF) e Elizângela, representante da Secretaria Estadual de Educação do Piauí(SEDUC).

Pessoas observando reunião

Pessoas atentas à reunião