A Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Piauí divulgou relatório estatístico referente à segunda quinzena do mês de março, quando teve início a execução de medidas de isolamento para contenção do contágio pelo novo coronavírus.
A ouvidora, procuradora de Justiça Raquel Costa Normando, avalia como positivo o aumento do número de manifestações enviadas pelos canais digitais. “A Ouvidoria sempre esteve à disposição dos cidadãos piauienses para recebimento de demandas diversas. No cenário atual, a importância do órgão como interface direta de comunicação se torna ainda maior, por conta da necessidade de suspensão dos atendimentos presenciais nos órgãos do Ministério Público. Pensando nisso, intensificamos a divulgação dos canais disponíveis, inclusive criando outra plataforma de atendimento, via WhatsApp. Estamos contentes por ter surtido efeito. Temos tratado todas as manifestações com a maior atenção possível, sempre fazendo os encaminhamentos, com agilidade, para as unidades responsáveis. O trabalho não para”, comenta a ouvidora do MPPI.
Em apenas 15 dias, de 16 a 31 de março, a Ouvidoria registrou 257 atendimentos. As ferramentas mais utilizadas pelos cidadãos são o formulário eletrônico disponível no site do Ministério Público do Piauí e o aplicativo MPPI Cidadão, cabendo a cada uma 30% do total dos contatos. O recém-disponibilizado perfil no WhatsApp já recebeu 25% das manifestações registradas, e a tendência é que o percentual aumente.
A população tem procurado a Ouvidoria principalmente para apresentar reclamações contra instituições e empresas, com maior número de demandas relacionadas à defesa dos direitos dos consumidores, ao funcionamento dos serviços de saúde e à coibição dos atos de improbidade administrativa.
A Ouvidoria é o meio mais prático para contato com o Ministério Público. Os números de telefone para ligações e envio de mensagens via WhatsApp são: (86) 9 8134 9773 e (86) 9 8124 1603. Já o aplicativo MPPI Cidadão está disponível na Play Store (smartphones Android) e na App Store (iOS). Se preferir acessar o formulário no site, basta clicar aqui. A Ouvidoria também presta atendimento por e-mail; basta enviar sua mensagem para ouvidoria@mppi.mp.br.