Banner com os contatos da Ouvidoria do MPPI

 

 

A Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Piauí emitiu um relatório sobre o trabalho desenvolvido desde o início da execução de medidas de contenção da covid-19. Desde março, o atendimento à população tem sido realizado exclusivamente por meio dos canais digitais e das linhas móveis, sendo que, neste período, a instituição disponibilizou novas plataformas com o intuito de oferecer ainda mais opções aos cidadãos.

 

No período compreendido entre 16 de março e 16 de maio de 2020, o órgão recebeu 1.178 manifestações. O perfil da Ouvidoria no aplicativo WhatsApp, criado para absorver as novas demandas advindas da suspensão do atendimento presencial, já é a ferramenta mais procurada pela população, sendo responsável pelo registro de 36% do total de manifestações.

 

O canal que ocupa a segunda posição, no que se refere ao número de contatos, é o aplicativo MPPI Cidadão. Destaca-se também o acelerado aumento da procura pela ferramenta MPPI Covid-19. Lançado no dia 04 de maio, o novo aplicativo é um canal direto do MPPI com a população para o recebimento de informações sobre a atuação dos órgãos públicos no enfrentamento do novo coronavírus.

 

A ouvidora do MPPI, procuradora de Justiça Raquel Costa Normando, avalia como positivo o aumento do número de manifestações enviadas pelos canais digitais. “A Ouvidoria sempre esteve à disposição dos cidadãos piauienses para recebimento de demandas diversas. No cenário atual, a importância do órgão como interface direta de comunicação se torna ainda maior, por conta da necessidade de suspensão dos atendimentos presenciais nos órgãos do Ministério Público. Pensando nisso, intensificamos a divulgação dos canais disponíveis, inclusive criando outras plataformas de atendimento: o WhatsApp, as linhas móveis e o MPPI Covid-19. Estamos contentes por ter surtido efeito. Temos tratado todas as manifestações com a maior atenção possível, sempre fazendo os encaminhamentos, com agilidade, para as unidades responsáveis. O trabalho não para”, comenta a ouvidora do MPPI.

 

A população tem procurado a Ouvidoria principalmente para apresentar reclamações contra instituições e empresas, com maior número de demandas relacionadas à defesa dos direitos dos consumidores e ao funcionamento dos serviços de saúde. A procura inicial dos cidadãos piauienses aos canais do órgão abrangia pedidos de informações e auxílio em relação à alta nos preços de produtos como álcool em gel e máscaras, à remarcação de voos, aos cartões de crédito, às mensalidades escolares e a assuntos similares. Na área da saúde, as manifestações estão relacionadas ao cumprimento das normas da OMS para prevenção ao vírus, como ausência de EPIs para trabalhadores e denúncias de aglomerações, entre outros temas.

 

A Ouvidoria é o meio mais prático para contato com o Ministério Público. Os números de telefone para ligações e envio de mensagens via WhatsApp são: (86) 9 8134 9773 e (86) 9 8124 1603. Já o aplicativo MPPI Cidadão está disponível na Play Store (smartphones Android) e na App Store (iOS). Se preferir acessar o formulário no site, basta clicar aqui. A Ouvidoria também presta atendimento por e-mail; basta enviar sua mensagem para ouvidoria@mppi.mp.br. A plataforma MPPI Covid-19 está disponível em https://www.mppi.mp.br/covid.