O Ministério Público do Piauí e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) promoveram nesta sexta-feira, 31 de julho, uma oficina virtual sobre o Mapa Estratégico do MP Brasileiro. No último dia 17 deste mês, o MPPI aderiu ao novo Mapa. A capacitação foi ministrada por integrantes da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, a promotora de Justiça Ana Lara Castro, o procurador do trabalho Carlos Eduardo Andrade e o assessor Rogério Carneiro. A oficina contou com a participação de mais de 120 integrantes do MPPI, entre promotores e procuradores de Justiça, servidores e estagiários.

A videoconferência foi iniciada com a mensagem de abertura e acolhimento da procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura. Ela agradeceu a expressiva participação dos integrantes do MPPI. A chefe da instituição ministerial piauiense fez uma breve exposição sobre os 11 projetos do Plano Geral de Atuação Finalística 2020/2021. Ressaltou, também, a importância do alinhamento com o Planejamento Estratégico Nacional. E, finalizou sua fala parabenizando o compromisso e o empenho de cada integrante do MPPI na construção de um órgão cada vez mais eficiente e resolutivo.

“As iniciativas reunidas em nosso PGA visam produzir impactos na vida dos cidadãos do nosso Estado. Estamos em constante diálogo com os diversos atores sociais, no intuito de compreender as realidades e assim, pautar nossa atuação, de maneira a suprir os anseios dos cidadãos. Por isso, agradeço a todos os que fazem o Ministério Público do Piauí. Agradeço a colaboração dos membros da Comissão de Planejamento Estratégico por compartilharem conosco suas experiências e conhecimento”, disse Carmelina Moura.

A procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, durante a abertura da oficina virtual

A primeira parte da oficina foi conduzida pela promotora de Justiça Ana Lara Castro e pelo procurador do trabalho Carlos Eduardo Andrade. Os dois, que são membros da CPE/CNMP, apresentaram breve histórico de como ocorreu a construção do Planejamento Estratégico Nacional. O PEN 2020/2029 é um instrumento elaborado a partir do trabalho da Comissão de Planejamento Estratégico com o objetivo de ajudar a definir as prioridades de atuação do Ministério Público brasileiro. O produto desse trabalho é o Mapa Estratégico Nacional do Ministério Público brasileiro, dividido em três perspectivas de atuação: resultados para a sociedade, processos integradores e aprendizado e crescimento. A elaboração do Planejamento foi realizada em diversas etapas e com o uso de ferramentas de tecnologia da informação. Dentre as estratégias usadas, estiveram a promoção de sete encontros regionais feitos em cada região do país, através dos quais a equipe da comissão de planejamento dialogou com todos os ramos do Ministério Público.

A Comissão de Planejamento Estratégico conversou com todos os grupos nacionais, como o Colégio Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG). E, ainda, no propósito de definir as prioridades, foi disponibilizado em todo o território nacional um questionário online para os cidadãos se manifestarem sobre as áreas que consideravam importantes para atuação do Ministério Público.

Integrantes do MPPI durante a oficial virtual sobre o Planejamento e o Mapa Estratégico
Integrantes do MPPI durante a oficial virtual sobre o Planejamento e o Mapa Estratégico

Terminada a primeira parte da oficina, os participantes acompanharam um tutorial ministrado pelo assessor da CPE/CNMP, Rogério Carneiro, sobre a ferramenta de Business Intelligence que está disponível na página do PEN 2020/2029, para a consulta das informações coletadas pela Comissão de Planejamento.

O procurador do trabalho Carlos Eduardo Andrade, membro da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP
A promotora de Justiça Ana Lara Castro, membro da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP

O fechamento da oficina foi realizado com uma apresentação da assessora especial de Planejamento Estratégico do MPPI, Cléia Fernandes, acerca do planejamento da instituição. A promotora de Justiça falou sobre a concepção do planejamento do MPPI e explicou que os projetos do PGA 2020/2021 estão sendo adaptados para atender às necessidades da população durante este período de pandemia.

“É muito importante ressaltar que nós estamos sempre atentos aos anseios da sociedade e prontos para ajustar nossa trajetória para cumprir nossa missão constitucional de defender os direitos dos cidadãos. As modificações que estão sendo feitas contam com a pronta colaboração dos membros e servidores que estão trabalhando nos projetos, e assim, temos pautado nossa atuação”, afirmou a assessora de planejamento.

A assessora de Planejamento Estratégico do MPPI, Cléia Fernandes

Por último, os integrantes da CPE do CNMP responderam a alguns questionamentos feitos pelos participantes sobre o conteúdo apresentado.