O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI), realizou nesta terça-feira (15/09) a operação “Perpetuatio”.
Foram cumpridos 15 (quinze) mandados de busca e apreensão e 03 (três) mandados de prisão temporária expedidos pelo Desembargador Joaquim Dias de Santana Filho. Dos mandados cumpridos, 11 (onze) foram executados no município de Itaueira e 04 (quatro) no município de Floriano. A investigação, conduzida pelo GAECO, apura desvios de recursos públicos, organização criminosa, lavagem de dinheiro, fraude à licitação, peculato e corrupção ativa envolvendo contratos de empresas com o município de Itaueira para realização de obras e serviços e locação de veículos com empresas que não possuem capacidade operacional, e aquisição de uma ambulância com valor superfaturado. Um exemplo de irregularidade encontrada, durante as investigações, foi um contrato no qual o município pagou mais de meio milhão de reais por obras públicas, que não foram executadas.

O cumprimento dos mandados contou com a participação de promotores de justiça, delegados, equipes da polícia militar, agentes de polícia, servidores do Ministério Público e auditores do TCE.

A operação resultou na apreensão de notebooks, computadores, pendrives, aparelhos celulares, R$ 27.500,00 (vinte e sete mil e quinhentos reais) em espécie, 10 (dez) cheques no valor total de R$ 9.560,00 (nove mil quinhentos e sessenta reais), além de diversos documentos envolvendo contratos com a administração pública, os quais serão periciados e servirão para comprovar os ilícitos praticados pelos investigados.