Aconteceu na manhã desta quarta-feira (17) a primeira oficina virtual do projeto “Ouvidorias em Diálogo”. A ação reuniu integrantes da Ouvidoria do Ministério Público do Piauí e do Maranhão com o intuito de construir um espaço para troca de experiências e boas práticas para um bom atendimento à população.

Equipe da Ouvidoria do MPPI.
Equipe da Ouvidoria do MPMA

Os participantes trataram no primeiro encontro sobre a atuação das ouvidorias durante a pandemia, o papel do órgão no recebimento das demandas da sociedade, o aperfeiçoamento estrutural e das equipes, e o desenvolvimento de projetos que visam facilitar o acesso da manifestação do cidadão aos órgãos internos das instituições ministeriais.

“Esse projeto vai estreitar laços com todas as Ouvidorias e órgãos da administração pública. Dessa prática, iremos multiplicar a voz do cidadão. Esse é o começo e iremos fortalecer e colaborar para que a Ouvidoria seja fácil, rápida e sem obstáculos para quem dela precisar”, ressaltou a ouvidora do MPPI, Raquel Normando.

Ouvidora do MPPI, Raquel Normando.

Após recepcionar os integrantes da instituição ministerial maranhense, a ouvidora do MP do Piauí realizou a apresentação da Carta de Serviços ao Cidadão, lançada ontem (16/03) durante a solenidade virtual do Dia Nacional do Ouvidor. O material disponibiliza, de forma clara e simplificada, um resumo do trabalho da ouvidoria e os meios de acesso.

Ouvidora do MPMA, Maria Luiza Martins.

Em continuidade, a Ouvidora do MPMA, Maria Luiza Martins, trouxe reflexões sobre o órgão como uma ponte da sociedade para a instituição e sua relação com democracia participativa. “A Ouvidoria é como um instrumento de apoderamento da sociedade e de consolidação da participação social. Nesse sentido, surge a necessidade do compartilhamento dessas experiências para aperfeiçoarmos nossas práticas”, disse.

As servidoras Luciana Ferreira (MPPI), Laryssa Bringel (MPMA), Melíssima Rodrigues (MPMA), e o servidor Bruno Lira (MPPI)

Durante a oficina foram realizadas apresentações sobre a estrutura de funcionamento dos órgãos em cada instituição. No Piauí, os servidores Bruno Lira e Patrícia Lima trouxeram os dados de atendimento da Ouvidoria e os fluxos de demandas. Um ponto destacado foi a criação do canal de atendimento via Whatsapp, que se consolidou como o 2º mais procurado pela população piauiense.

O integrante da equipe da ouvidoria, Samuel Marinho, falou acerca da produção de relatórios. Foi ressaltado que, na pandemia, houve um aumento de 75% em relação ao ano anterior, demonstrando a importância social do Ministério Público.

Ainda foi tema da apresentação os projetos desenvolvidos pelo órgão. A servidora Luciana Ferreira explanou sobre os projetos Diálogo com o Ouvidor e MPPI Sempre Presente na regularização das Ouvidorias Municipais. “Algumas práticas da Ouvidoria do MP Maranhão contribuirão para nossas rotinas e futuras atividades. A nossa Ouvidoria vem crescendo e se estabelecendo com ações que impulsionam uma cultura de diálogo, escuta e acolhimento, atingindo tanto o público interno como o externo”, explanou a servidora.

Ouvidoras do MPPI e MPMA e a servidora Luciana Ferreira.

Ainda na oportunidade, a equipe da Ouvidoria do MP do Maranhão realizou sua apresentação. Foram mostrados dados e fluxos de encaminhamentos de demandas e as ações desenvolvidas no órgão para melhorar o diálogo com o cidadão, como a criação de um mascote, batizado de “audinho”, o guia de atendimento ao público e a pesquisa de satisfação feita por e-mail. A apresentação foi realizada pelas servidoras do MPMA Melíssima Rodrigues e Laryssa Zilma Bringel Vieira Lins.

Após encerrada a oficina, a ouvidora do MPPI realizou a entrega simbólica de um girassol para a equipe do MP maranhense, como forma de agradecimento. “O girassol representa luz e prosperidade, algo que vai permear todos os encontros e parcerias adiante”, finalizou a ouvidora do MP piauiense.

Entrega simbólica de girassol realizada durante o encontro.

Para entrar em contato com a Ouvidoria do MPPI, o cidadão pode utilizar de diversos meios, como Whastapp (86) 98134-9773 ou (86) 98124-1603; formulário eletrônico; aplicativo MPPI Cidadão; e-mail: ouvidoria@mppi.mp.br ; telefones 127, ou (86) 3216-4550.