A Ouvidoria e o Procon promoveram ação itinerante no Residencial Jacinta Andrade, na zona Norte de Teresina, para atendimento à população que reside no bairro e na região da capital. As procuradoras de Justiça Teresinha Borges e Zélia Saraiva, ouvidora e ouvidora substituta participaram da ação.
O Ministério Público do Piauí, para a realização das atividades do projeto, disponibilizou o ônibus do Procon, com o serviço de internet; as tendas; e os servidores da Ouvidoria e do órgão de defesa do consumidor.
Os representantes do Procon prestaram orientações aos consumidores e esclareceram dúvidas sobre assuntos relativos ao direito do consumidor, a relação empresa e cliente, dentre outros aspectos. A Equatorial participou da ação itinerante, por solicitação do Procon. A empresa enviou funcionários da companhia para atender os consumidores que possuíam algum tipo de demanda a ser resolvida, como a negociação de dívidas e outros assuntos.
Em relação aos atendimentos feitos pela Ouvidoria, os moradores puderam registrar manifestações, como denúncias, críticas, sugestões e pedidos de informação. A Ouvidoria disponibilizou às pessoas atendidas o material informativo do órgão: o folder com os canais de contato e a carta de serviços.
A Ouvidoria Itinerante deve percorrer as quatro regiões de Teresina para contemplar o maior número de cidadãos da capital. O projeto será expandido para os demais polos regionais do estado permitindo a interiorização da Ouvidoria do MPPI no Piauí.
As ações itinerantes da Ouvidoria e do Procon visam expandir o acesso dos cidadãos aos serviços prestados pelo Ministério Público.
A região do grande Dirceu, zona Sudeste de Teresina, é a próxima a receber as ações itinerantes da Ouvidoria e do Procon. A ação acontecerá nos dias 25 e 26 deste mês. O local ainda será divulgado.
“Essas iniciativas são de grande importância porque facilitam o acesso dos cidadãos aos nossos serviços. Outro fator positivo é a oportunidade que temos de trazer informações e ouvir os cidadãos e os seus reclames sobre as necessidades deles. Nossa intenção é expandir esse tipo de trabalho e alcançar o maior número de pessoas”, destacou a ouvidora do Ministério Público, Teresinha Borges.