O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), lança nesta quinta-feira (26), o podcast “Mapeando Cuidados”.

Desenvolvido com apoio da Assessoria Técnica em Psicologia da Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos (CPPT/MPPI), o podcast é uma ação do projeto “Mapeando Cuidados” – desenvolvido pelo CAODS, com o objetivo de promover a melhoria do acesso às ações e serviços de atenção à saúde das pessoas em sofrimento psíquico, no Estado do Piauí.

A coordenadora do CAODS e gerente do projeto, a promotora de Justiça Karla Daniela Furtado Maio Carvalho, também é a responsável por entrevistar os convidados.

No Brasil, cerca de 23 milhões de pessoas (12% da população) apresentam sintomas de transtornos mentais e, ao menos, 5 milhões, 3% dos cidadãos, sofrem com transtornos mentais graves e persistentes. O primeiro programa trata sobre o tema “Autocuidado e autoestima”. A psicóloga Clínica e Jurídica, Liandra Nogueira, apresenta informações sobre: o conceito de autoestima, a importância da autoestima para a saúde mental e a relação entre autoestima e autocuidado.

A promotora de Justiça Karla Daniela está à direita e a psicóloga Liandra Nogueira à esquerda

“Com os problemas mentais, a gente tem a tendência a pensar que com o tempo vai passar e não procura um apoio especializado, uma prática de atividade mental, que possa nos fortalecer, nos aliviar. Deixa pra depois. Questões mentais, não apoiadas, não tratadas, com o tempo, a tendência é a piora do sofrimento passar para o adoecimento”, disse a psicóloga Liandra durante a entrevista.

As implicações da baixa autoestima na vida das pessoas também e como o autocuidado pode ser desenvolvido foi outro ponto abordado durante a entrevista.

“Sentimos a necessidade de divulgar para a população conhecimentos de autocuidado para evitar o adoecimento mental e divulgar os serviços que temos à nossa disposição. Com esse trabalho, também almejamos, no âmbito interno, estimular práticas de autocuidado como parte da rotina e incentivá-los a fazer uso dos programas de saúde mental que existem no MPPI”, explicou a coordenadora do projeto Mapeando Cuidados.

Ao todo, serão produzidas 12 edições com a participação de diversos especialistas na área. O material será disponibilizado por meio da página on-line da Rádio MPPI e contará com opção para download. O podcast também será incluído na programação da rádio, após sua disponibilização no site.

A próxima edição abordará o tema “Manifestação de sintomas psicossomáticos e ansiedade”, com participação da psicóloga Isabel Brito.

Atendimento Psicológico

O MPPI possui atendimento psicológico disponível para membros, servidores e estagiários, na qual são oferecidas escuta qualificada e aconselhamento psicológico. O serviço é desenvolvimento pelas psicólogas da Assessoria Técnica em Psicologia da Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos (CPPT/MPPI).

Para agendar o serviço, é necessário enviar e-mail para psicologia@mppi.mp.br constando, no pedido, a modalidade desejada, que pode ser presencial ou virtual (plataforma Microsoft Teams), de segunda a sexta, das 8h às 13h.

Acesse a primeira edição na aba podcasts da Rádio MPPI:

O episódio também está disponível no Spotify: