Já está disponível o quarto episódio do podcast “Mapeando Cuidados”, produzido pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), com apoio da Rádio do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI). Com o tema “Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) ”, essa edição tem como entrevistada a psicóloga Elizandra Pires.
A entrevista, conduzida pela promotora de Justiça Karla Daniela Furtado Maio Carvalho, apresenta: o conceito e as funções da RAPS; informações sobre como identificar o sofrimento psíquico; reflexões sobre o uso de medicamentos sem prescrição médica, entre outros pontos relacionados à temática central desse episódio.
“Todos os ouvintes que tiverem denúncias da falta de medicamentos, falta de profissionais, falta da estrutura, podem denunciar ao Ministério Público, através da Ouvidoria. Que vai chegar ao promotor de Justiça responsável. Seja da capital, seja do interior do estado. Nós queremos é o fortalecimento dessa rede de atenção psicossocial para o cuidado em saúde (que deve ser uma das principais metas governamentais, em razão do grande crescimento desse adoecimento)”, disse Karla Daniela, coordenadora do Caods, durante a entrevista.
O podcast pode ser ouvido direto na página da Rádio MPPI e na conta oficial no Spotify( MPPI Oficial Podcasts).
Mapeando Cuidados
Desenvolvido com apoio da Assessoria Técnica em Psicologia da Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos (CPPT/MPPI), o podcast é uma ação do projeto “Mapeando Cuidados” – desenvolvido pelo CAODS, com o objetivo de promover a melhoria do acesso às ações e serviços de atenção à saúde das pessoas em sofrimento psíquico, no Estado do Piauí.