Iniciou nesta terça-feira (12) a Semana do Ministério Público 2023, que acontece em alusão ao Dia Nacional do Ministério Público, celebrado oficialmente no dia 14 de dezembro. Durante o primeiro dia da celebração, o MPPI contou com apresentação musical, palestra magna, lançamento de livros e exposição artística. O evento acontece na sede da instituição, na zona leste de Teresina.
No início da manhã, o Coral Vozes do Ministério Público, regido pelo maestro Paulo Dantas, proporcionou o primeiro momento cultural da Semana do Ministério Público. Criado em 2015, o coral é constituído por membros e servidores da instituição, e também familiares. O grupo interpretou o hino do Ministério Público e canções natalinas.
Após a apresentação, foi composta a mesa de honra da abertura. Fizeram parte do dispositivo, o procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, o corregedor-geral do Ministério Público, Fernando Ferro, o subprocurador-geral de Justiça Institucional, Hugo de Sousa Cardoso, o ouvidor substituto do Ministério Público, Antônio de Moura Júnior, e vice-diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Lia Burgos, a chefe de gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Cláudia Seabra, e a secretária-geral do Gabinete do Procurador-Geral de Justiça e presidente da Comissão Organizadora da Semana do Ministério Público 2023, Everângela Barros.
O PGJ do Piauí destacou os avanços institucionais e declarou que a Semana do Ministério Público é um evento importante e que já faz parte da programação da instituição.
“A semana do Ministério Público representa a coroação de um ano inteiro de trabalho. Aqui, nós podemos celebrar as conquistas obtidas e reafirmar nosso compromisso de continuar a perseguir o objetivo de atuar de forma eficiente, eficaz e efetiva em prol do nosso povo. Agradeço o trabalho de todos que fazem parte da nossa instituição”, disse Cleandro Moura.
Em seguida, o mestre em Direito e Gestão de Conflitos e mediador do Tribunal de Justiça do Piauí, Alessander Mendes, ministrou a palestra “Em tempos de rupturas paradigmáticas, estar conectado representa o ponto de virada nas relações interpessoais”.


“Nós vivemos em um mundo diferente e precisamos compreender as mudanças que ocorreram, bem como os impactos sobre as relações sociais. Isso modificará completamente a forma como atuamos nos trabalho, na família, em nossas amizades, em todas as relações sociais que estabelecemos com as pessoas”, disse o palestrante.
Difusão do Conhecimento
Após a palestra, aconteceu mais um momento da programação alinhado com o compromisso institucional de valorizar a produção cultural e acadêmica dos integrantes do MPPI. Os participantes puderam conferir a exposição de livros e de obras artísticas de autoria de membros e servidores do MPPI. Escritoras e escritores inscritos para o lançamento de seus trabalhos falaram ao público presente um pouco sobre as obras expostas.
A promotora de Justiça Lia Prado Burgos Martins apresentou o livro de sua autoria, que aborda o acesso à Justiça através da prestação de assistência jurídica pelos municípios à luz da Constituição Federal de 1988 e do ordenamento jurídico do país.

Quem também falou sobre sua obra foi o técnico ministerial Antônio Luís da Silva Oliveira, servidor do Procon/MPPI, que apresentou livro “Poemas ao vento”.

O servidor Arrhenius Rocha também contribuiu com esse momento de socialização das produções culturais e científicas, apresentando o seu livro “A perda de uma chance: um dano específico a ser reparado na visão luso-brasileira”.

Programação
A Semana do Ministério Público 2023 continua nesta quarta-feira (13), com a entrega de premiações institucionais: a Medalha do Mérito Correcional, o Prêmio de Excelência Funcional, o Prêmio Promotor Amigo da Ouvidoria, o Prêmio Melhores Práticas do MPPI e o Prêmio MPPI de Jornalismo. O evento será realizado no auditório, a partir das 8:30h.
Clique aqui para conferir a programação completa da Semana do MP 2023