O projeto “Juntos Renovando Vidas”, de iniciativa do do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS) do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) e 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, 3ª PJ de Piripiri e 1ª PJ de Floriano, por meio de parcerias, promoveu no mês de dezembro qualificação profissional para usuários do CAPS AD em Floriano, Piripiri e Teresina.
A coordenadora do CAODS, promotora de Justiça Karla Daniela Carvalho, destacou que o projeto visa a potencializar a intersetorialidade na saúde. “A intersetorialidade é um dos objetivos do SUS na Rede de Atenção Psicossocial na reabilitação e reinserção dos usuários do CAPS AD. Devido à importância, o MPPI fomenta essas parcerias por meio do projeto Juntos Renovando Vidas”, explicou.
Em Floriano, foi ofertado o curso de “Artesanato com material reciclável”, de 14 a 16 de dezembro, para 15 inscritos. O treinamento aconteceu no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool de Drogas (CAPS AD III-24h) do município e foi apoiado pelo promotor de Justiça Edgar dos Santos Bandeira Filho, representado na ocasião pela promotora de Justiça Ana Botelho.


Já o município de Piripiri recebeu dois cursos: “Produção Caseira de Pães e Bolos”, de 12 a 15 de dezembro, e “Artesanato com Materiais Recicláveis”, de 13 a 15 de dezembro, somando 30 inscrições no total, e teve apoio do promotor de Justiça Nivaldo Ribeiro. As aulas foram ministradas no CRAS I do Germano.

O último município a receber treinamento foi Teresina. Para o CAPS AD da capital, foi ofertado o curso de “Produção de Salgados de Forno”, entre os dias 18 e 22 de dezembro, contando com 18 alunos inscritos. Quem desenvolveu a etapa do projeto em Teresina foi o promotor de Justiça Eny Pontes.

Na oportunidade, coordenadora do CAPS AD de Teresina, Elizandra Pires de Carvalho, expressou sua satisfação com o início da qualificação, empregabilidade e renda dos usuários do Centro de Atenção da capital. “Toda a equipe do CAPS AD e usuários agradecemos pela iniciativa dessa parceria junto ao projeto do MPPI, ao Sistema S e à FMS. Estamos cheios de esperança para o início desse curso. É algo que trabalhamos diariamente no CAPS AD, para promover independência financeira dos usuários e dar continuidade ao tratamento e às suas vidas”, disse.
Conforme a instrutora de gastronomia do SENAI, Alice Carvalho, o curso de Salgados de Forno tem carga horária de 20 horas e aborda tanto o ponto de vista teórico, com introdução às boas práticas na manipulação de alimentos, ensinando aos alunos como trabalhar de forma segura para o consumidor, como as aulas práticas, nas quais os participantes tiveram a oportunidade de aprender receitas dos oito salgados de forno mais consumidos no mercado local. Desta forma, buscou-se contribuir com a formação e a qualificação dos usuários do CAPS AD que desejam se inserir no mercado de trabalho.

Para execução do “Juntos Renovando Vidas” na capital, o espaço da Fundação Nossa Senhora da Paz foi cedido pela Fundação Nossa Senhora da Paz.
Representando a FMS, a assessora técnica do gabinete da presidência da FMS, Clara Leal frisou a importância da qualificação. “Sabemos que a ressocialização de todos os pacientes na saúde mental é tão importante quanto o tratamento medicamentoso, as terapias e os grupos de trabalho. Nesse sentido, a FMS se sente agraciada com essa iniciativa, e aproveito para parabenizar o MPPI e agradecer a todos os órgãos e entidades que possam estar inseridos no projeto”, declarou.
Já a doação de matérias-primas e disponibilidade de utensílios necessários para execução do curso em Teresina ficou por conta do SENAI. Na ocasião, a gerente dos Centros de Formação Profissional (CFP) “Cândido Athayde”, de Tecnologia em Alimentos (CTA) e de Tecnologia da Cerâmica “Wildson Gonçalves, Heline de Miranda, representou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Antônio José Filho e destacou a importância da iniciativa.
“Para o SENAI , é uma satisfação fazer parte do projeto. Nós acreditamos nessa iniciativa e que todas as pessoas podem e devem ter uma oportunidade de ter curso de formação, iniciação, qualificação, e buscar sua inserção no mercado de trabalho. A formação profissional pode mudar vidas. Juntando forças com esse projeto tão grandioso, acreditamos que será um sucesso”, ressaltou.
MATÉRIAS RELACIONADAS