O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) e do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Caods), realizou nesta segunda-feira (29), uma roda de conversa sobre saúde mental. O debate ocorreu na sede do MPPI em Teresina.

Um dos objetivos da campanha Janeiro Branco é tornar este mês um marco temporal estratégico para que as pessoas e instituições sociais reflitam e efetivem ações em prol do enfrentamento ao adoecimento emocional dos indivíduos e instituições.

Com o tema ” Saúde mental, o que você tem feito para cuidar da sua? “, o debate teve a participação das psicólogas Liandra Nogueira, Gabriela Amâncio, e Cláudia Aline; do psiquiatra Leonardo Sérvio; da educadora física Sayonara Holanda e da servidora Rosângela Santana.

A importância do sono para a saúde mental; o impacto do uso excessivo de telas e a cultura do cancelamento foram algumas das questões norteadoras da roda de conversa. A criação de ambientes mais acolhedores que possam promover a saúde mental também foi outro ponto debatido durante o evento.

“ A iniciativa visa desenvolver as ações do Projeto ‘Mapeando Cuidados’, criado pelo CAODS, que objetiva promover o diálogo e a sensibilização sobre a importância do cuidado com a saúde mental, para uma melhor qualidade de vida e prevenção de transtornos psicológicos”, explicou a coordenadora do CAODS, a promotora de Justiça Karla Daniela.

Os participantes da ação tiveram um momento de yoga mediado pela educadora física Sayonara Holanda.

Serviço de Psicologia do MPPI

O MPPI possui atendimento psicológico disponível para membros, servidores e estagiários, na qual são oferecidas escuta qualificada e aconselhamento psicológico. O serviço é executado pelas psicólogas da Assessoria Técnica em Psicologia da Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos (CPPT/MPPI).

Para agendar o serviço, é necessário enviar e-mail para psicologia@mppi.mp.br constando, no pedido, a modalidade desejada, que pode ser presencial ou virtual (plataforma Microsoft Teams), de segunda a sexta, das 8h às 13h.

Os atendimentos são estabelecidos por meio do Ato Conjunto PGJ/CGMP-PI nº 03, de 12 de julho de 2019, que institui a “Rotina de Assistência à Saúde Mental”, e distingue-se do serviço continuado de psicoterapia.