O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da promotora de Justiça Amparo Paz, coordenadora do Núcleo de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID) e do Núcleo de Atendimento às Vítimas (NAVI), participou, na quarta-feira (19), de uma audiência pública na Câmara Municipal de Teresina. O evento foi promovido pelos vereadores Elzuila Calisto, Fernanda Gomes, James Guerra e João Pereira, com o objetivo de discutir o combate à violência contra as mulheres e o alarmante índice de feminicídios.

Durante a audiência, Amparo Paz destacou a importância de serem adotadas medidas concretas para fortalecer o enfrentamento à violência doméstica e familiar. Entre as iniciativas apresentadas, a promotora de Justiça enfatizou a necessidade da notificação compulsória pelos serviços de saúde ao serem identificadas vítimas de violência, reforçando a importância da atuação integrada entre diferentes órgãos no combate a essa realidade preocupante.
“É urgente fortalecer iniciativas para combater a violência doméstica. Por meio da notificação compulsória pelos serviços de saúde, podemos ser mais eficazes em atender e proteger essas mulheres e, assim, minimizar os efeitos da violência”, ressaltou a promotora.
A audiência reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil, que debateram estratégias para ampliar a proteção das mulheres e garantir a aplicação eficaz das leis já existentes. O evento reforçou o compromisso das instituições públicas com a construção de um ambiente mais seguro e igualitário para todas.
