A 29ª Promotoria de Justiça de Teresina realizou nesta sexta-feira (21) uma reunião com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles da Silveira, para consolidar apoio voltado à execução do projeto Passos Firmes. A reunião ocorreu na sede da FMS, no bairro Primavera, zona norte de Teresina.
O promotor de Justiça Eny Pontes propôs uma parceria entre o MPPI e FMS na execução do projeto Passos Firmes, que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de ações para a prevenção de quedas com pessoas idosas. A parceria visa apresentar e chamar atenção de profissionais e coordenadores da saúde básica para os dados alarmantes de acidentes envolvendo quedas no público da terceira idade.
O presidente da FMS, Chales da Silveira, reafirmou a parceria com o MPPI diante do projeto apresentado. Silveira destacou o compromisso em manter diálogo constante com os assessores e gestores da saúde pública de Teresina para a obtenção de recursos e melhorias de indicadores.

Ficou encaminhado durante a reunião a realização de uma reunião para apresentar o projeto Passos Firmes a profissionais e coordenadores da saúde básica, a fim de difundir orientações fundamentais para evitar esse tipo de acidentes com idosos. A reunião ocorrerá no auditório da FMS.
Outro ponto abordado na reunião foi a continuidade das nomeações dos aprovados no último concurso da FMS. Nessa semana, o promotor Eny Pontes recebeu um grupo de aprovados e o presidente do Senatepi para uma audiência sobre o assunto. O grupo afirmou que estaria ocorrendo desvio de função. Ou seja, profissionais estariam sendo nomeados para assumir cargos para os quais não teriam concorrido. O presidente da FMS pontuou que a intenção é nomear e empossar todos os aprovados no concurso e que em breve haverá nova chamada de aprovados.