Nesta quinta-feira, 27 de março, a 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, com atuação na defesa da saúde pública estadual, realizou audiência extrajudicial para discutir o aumento da oferta de consultas oftalmológicas e a suspensão das cirurgias bariátricas pelo Hospital Getúlio Vargas – HGV. A reunião de trabalho, presidida pelo promotor de Justiça Eny Pontes, ocorreu na sede do hospital, no Centro de Teresina.

Além do representante do Ministério Público do Piauí (MPPI), o encontro contou com a participação da diretoria do HGV e representantes da Secretaria de Estado da Saúde – Sesapi. Ao fim da audiência, ficou definido que a 29ª Promotoria de Justiça de Teresina vai instaurar um procedimento administrativo com o objetivo de apurar as medidas que podem ser adotadas pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), para aumentar os atendimentos na área de oftalmologia nas unidades de saúde da capital.

A direção do HGV deverá criar o perfil de atendimento das especialidades de oftalmologia, bem como apresentar até o dia 15 de abril os primeiros pacientes que realizarão cirurgia de catarata.

Sobre a questão das cirurgias bariátricas, a 12ª Promotoria de Justiça de Teresina vai abrir um procedimento para verificar possíveis irregularidades na Clínica Bariátrica.