O promotor de Justiça Rômulo Cordão, titular da 8ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, ministrou, ontem (20), a palestra “Júri e Organizações Criminosas”, durante o Congresso Nacional do Júri. O evento é promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e aconteceu na sede da instituição, em Porto Alegre. O congresso terminou nesta sexta-feira, 21 de março.
Mais de 500 membros do Ministério Público brasileiro participaram do evento. Foram três dias de palestras e debates sobre os mais diversos assuntos envolvendo o trabalho do Ministério Público na área do Tribunal do Júri. Essa forma de julgamento está prevista na Constituição Federal, no artigo 5º, inciso XXXVIII, alínea d. O Tribunal do Júri tem competência para julgar os crimes dolosos contra a vida, como os casos de homicídio, infanticídio, dentre outros.
Rômulo Paulo Cordão é autor do livro “Inteligência Institucional para o Controle da Administração Pública Brasileira: Reinventando o Combate à Corrupção e Estimulando a Eficiência dos Governos”. Em parceria com o promotor de Justiça José William Luz, Rômulo Cordão escreveu a obra “Facções Criminosas – Análise jurídica e estratégias de enfrentamento”.
Antes de ingressar no MPPI, Rômulo Cordão foi servidor do Poder Judiciário e delegado de polícia, além de ter exercido outras atividades. Desde 2008 faz parte do Ministério Público do Piauí. Na instituição, já exerceu o cargo de coordenador do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco).