O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da promotora de Justiça Amparo Paz, coordenadora do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID) e do Núcleo de Atendimento às Vítimas (NAVI), participou, nessa terça-feira (25), da solenidade de lançamento do Espaço Seguro, idealizado pelo Centro Universitário Maurício de Sousa (UNINASSAU), unidade Jóquei.
O projeto tem por objetivo oferecer atendimento multidisciplinar às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, disponibilizando serviços nas áreas de Direito, Enfermagem, Psicologia e Pedagogia. A iniciativa busca garantir acolhimento psicológico, suporte jurídico e encaminhamento adequado às delegacias especializadas e ao Ministério Público, para facilitar o rompimento do ciclo de violência e promover o empoderamento das vítimas.
O professor e coordenador do curso de Direito da faculdade, André Luz, explicou que a instituição tem interesse em receber as mulheres assistidas pelos núcleos NUPEVID e NAVI, reforçando a importância da parceria com o Ministério Público do Piauí. “O Espaço Seguro é uma proposta que une os cursos de Direito, Psicologia, Enfermagem e Pedagogia. Queremos criar um espaço dentro da faculdade onde haverá um comitê formado por estudantes e técnicos especializados para acolher mulheres vítimas de qualquer tipo de violência. A doutora Amparo já sinalizou a possibilidade de firmarmos um convênio para o encaminhamento dessas vítimas e para que possamos oferecer um acompanhamento adequado”, destacou o professor.
Para a promotora de Justiça Amparo Paz, a iniciativa da instituição de ensino é fundamental para ampliar o acesso das vítimas a serviços essenciais e contribuir para o enfrentamento à violência doméstica. “É imprescindível que tenhamos espaços como esse, que reúnam diferentes áreas do conhecimento e ofereçam um suporte integral às mulheres vítimas de violência. O acolhimento, a assistência psicológica e o apoio jurídico são passos essenciais para que essas mulheres se fortaleçam e possam recomeçar suas vidas de forma segura e digna”, afirmou a promotora.
Durante a solenidade, Amparo Paz foi homenageada pela faculdade, em reconhecimento ao seu trabalho e dedicação na defesa dos direitos das mulheres e no enfrentamento e combate à violência doméstica.

