O trabalho articulado, coordenado e institucionalizado entre entes federados (União, estados, Distrito Federal e municípios) para garantir o direito à educação básica foi destacado pela promotora de Justiça Flávia Gomes, durante o XVII Fórum da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PI), iniciado nessa quarta-feira (19), em Teresina.

“A Undime sempre buscou o Ministério Público e outros órgãos de controle, para orientações, diálogos, muitas vezes na convergência, outras vezes na divergência, mas cumprindo o papel de facilitar o trabalho dos gestores municipais. Nesse sentido de parcerias, eu reforço a alegria de ver o regime de colaboração entre os órgãos públicos que nós tanto desejamos ver cada vez mais forte para os estudantes do Piauí”, destacou a promotora, que também coordena o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (Caodec), órgão auxiliar do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI).

Promotora de Justiça Flávia Gomes

Com o regime de colaboração, as esferas de governo têm responsabilidade conjunta pelos estudantes daquele território e não apenas por redes ou sistemas educacionais específicos.

“Gestão de Resultados: estratégias, caminhos e soluções para uma gestão participativa e eficiente”, é o tema do Fórum, que até esta quinta-feira (20), promove debates sobre inovações educacionais, transparência gerenciais, discussão e aprendizagem digital na educação e demais assuntos.

Autoridades representativas de diversos segmentos da educação também compareceram à abertura do evento.