O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado do Piauí (CEAF/MPPI), iniciou, nesta sexta-feira (11), uma formação continuada em Tribunal do Júri.

A abertura da programação, que possui 10 módulos, foi realizada de modo presencial, no auditório da sede leste do MPPI, em Teresina. O promotor de Justiça Márcio Carcará, coordenador do Grupo de Apoio ao Promotores de Justiça com atuação no Tribunal do Júri (GAEJ), iniciou o primeiro módulo, com o tema “inquérito policial e sumário da culpa: preparação para o plenário”.

O objetivo da formação é preparar os promotores de Justiça para uma atuação ainda mais estratégica e ética no tribunal do júri. O curso tem atualizações e práticas modernas, e pretende também fortalecer a eficiência e a preparação para desafios no plenário e no processo criminal.

“A curadoria da vida é seguramente a missão mais importante do Ministério Público. Então, o Ministério Público do Estado do Piauí, tem investido nessa capacitação dos colegas para que quando convocados pela sociedade a defender os interesses dessa sociedade, cada vez mais vilipendiada pela violência que tanto nos assola possa fazê-lo da melhor forma possível”, disse Márcio Carcará.

A promoção da integração, da troca de conhecimentos e da acessibilidade ao conhecimento, que esse curso promove, foram destacadas pela diretora-geral do CEAF, procuradora de Justiça Teresinha de Jesus, durante a abertura da atividade. Participantes inscritos do Ministério Público do Maranhão, da Bahia, do Amapá, Mato Grosso, Paraíba, Espírito Santo e Alagoas acompanharam o curso por meio da plataforma teams. 

O Corregedor-Geral do MPPI, o procurador de Justiça, Fernando Ferro, também se pronunciou na abertura. A programação do curso possui mais 9 módulos a serem desenvolvidos no decorrer deste ano.