Representando o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), as promotoras de Justiça Cláudia Seabra e Áurea Madruga, participaram, nesta terça-feira (8), da solenidade de lançamento do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil do Piauí, realizada no Palácio de Karnak, em Teresina.
Cláudia Seabra, chefe de gabinete do Procurador-Geral de Justiça do Piauí (PGJ-PI), Cleandro Moura, o representou no dispositivo de honra do evento. Áurea Madruga coordena o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do MPPI (Caoma/MPPI).

O Plano lançado é um conjunto de diretrizes e estratégias voltadas para a prevenção, mitigação e resposta a desastres naturais e emergências. Elaborado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Defesa Civil (Sedec), objetiva reduzir os riscos e impactos de desastres, promovendo a cooperação entre diferentes níveis de governo e a sociedade civil, por meio de indicadores a serem alcançados nos próximos cinco anos, abordando cenários de curto, médio e longo prazos.
A elaboração desse documento contou com a participação de gestores municipais, especialistas e a população, garantindo que suas diretrizes atendam às reais necessidades do estado. Durante o evento de lançamento, as principais ações previstas foram detalhadas por autoridades e especialistas da área.
” Esse plano representa um avanço importante na atuação da defesa civil do Piauí, no que diz respeito à agilidade e abrangência na comunicação de riscos à população. Hoje assistimos à apresentação de um plano moderno e preventivo de enfrentamento a desastres naturais, especialmente, neste momento em que o Estado já contabiliza 129 municípios em situação de emergência decorrente da seca”, disse Cláudia Seabra.
Defesa Civil Alerta
O Defesa Civil Alerta (DCA) é uma das novidades inclusas no plano como uma ferramenta de monitoramento e prevenção. O sistema utiliza uma tecnologia conhecida como “Cell Broadcast”, para o envio de mensagens de emergência via telefonia celular. Diferentemente do modelo anterior, que exigia cadastro prévio via SMS, o novo sistema enviará mensagens automáticas para todos os celulares conectados às redes 4G e 5G dentro de áreas de risco.
Os alertas aparecerão na tela dos aparelhos como mensagem sobrepostas a qualquer atividade usada no celular no momento, além disso, um sinal sonoro será emitido mesmo que o celular esteja no modo silencioso.