O Ministério Público do Piauí (MPPI) por meio da 2ª Promotoria de Justiça de São Raimundo Nonato, promoveu uma reunião nesta sexta-feira (11), com prefeitos de nove municípios da região para discutir medidas emergenciais e alinhar ações diante da crise hídrica e grave estiagem que atinge a região. A reunião teve como objetivo promover o diálogo entre as administrações municipais, visando à responsabilidade fiscal e social frente à escassez que tem afetado diretamente o abastecimento de água, a agricultura e o bem-estar da população.

Entre os principais pontos abordados, a promotora de Justiça Gabriela Almeida, titular da Promotoria, sugeriu que as prefeituras não contratassem shows e bandas que impliquem em elevados gastos públicos que demandariam recursos financeiros e logísticos.

“O momento exige cautela e priorização de investimentos em áreas essenciais, como saúde, assistência social e apoio aos produtores rurais”, declarou a promotora de Justiça. Ela destacou que, embora as festas tradicionais sejam parte importante da cultura local, a destinação de recursos públicos deve ser compatível com a situação de emergência enfrentada por muitos municípios.

Os gestores municipais presentes à reunião manifestaram interesse em colaborar e reforçaram o compromisso com a responsabilidade administrativa, buscando alternativas para manter o apoio às comunidades, mesmo com a suspensão dos eventos festivos.

O encontro abordou ainda, estratégias conjuntas para o enfrentamento da seca, como pedidos de reconhecimento de situação de emergência, busca por recursos estaduais e federais, e ações para garantir o abastecimento de água.