O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) realizou, neste domingo (27), a aplicação das provas objetiva e discursiva do concurso público para o provimento de cargos efetivos do quadro de servidores da instituição. Com um total de 22.830 inscrições, os candidatos concorrem a 30 vagas destinadas a cargos de níveis médio e superior.

Sob organização da Fundação Carlos Chagas (FCC), o certame oferece oportunidades para os cargos de Técnico Ministerial – Área Administrativa (nível médio) e Analista Ministerial (nível superior), com especialidades nas áreas de Administração, Arquitetura, Serviço Social, Contabilidade, Engenharia Civil, Medicina, Psicologia, Processual e Tecnologia da Informação.

As provas foram aplicadas exclusivamente na cidade de Teresina, em dois turnos. Pela manhã, os candidatos ao cargo de Técnico Ministerial realizaram a avaliação. No turno da tarde, foi a vez dos inscritos para as diversas áreas de Analista Ministerial. Nos dois turnos, o índice de participantes ausentes totalizou 8.064.

A presidente da comissão organizadora do certame, promotora de Justiça Everângela Barros, ressalta que a realização do concurso integra a política de fortalecimento institucional. “É com muita alegria que estamos hoje realizando o concurso para servidores efetivos do Ministério Público. O concurso significa pra nós o fortalecimento da nossa instituição, com oxigenação de servidores, com novos colaboradores, para que tenhamos uma instituição cada vez mais forte, mais conectada com a sociedade e com resultados mais positivos.”, afirma.

Promotora de Justiça Everângela Barros e os servidores Carlos Eduardo e Marcos Marciel, integrantes da Comissão Organizadora

Os cargos ofertam vencimentos iniciais de R$ 5.407,39 para nível médio e R$ 8.388,73 para nível superior. A carga horária semanal é de 30 horas.

De acordo com o cronograma da FCC, a previsão é que os gabaritos preliminares sejam divulgados nesta segunda-feira (28). Os candidatos poderão interpor recursos dentro do prazo estabelecido no edital. A divulgação do resultado final das provas objetivas e discursivas está prevista para ocorrer no dia 10 de outubro de 2025, conforme atualização no site oficial da banca organizadora.