O plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) foi palco, nessa segunda-feira (7), da solenidade de formatura dos concluintes dos cursos de pós-graduação em Mediação e Gestão de Conflitos, Energias Renováveis e Direito Eleitoral, promovidos pela Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão. O evento marcou a solidificação de uma importante parceria entre a Escola e o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).

A cerimônia foi presidida pelo deputado estadual Severo Eulálio, presidente da ALEPI, que destacou, em seu discurso, a importância da qualificação contínua dos servidores públicos e a relevância da mediação como instrumento de pacificação social. “A Assembleia Legislativa se orgulha de contribuir com a formação de profissionais que atuam diretamente com a população. São servidores e membros que agora estão ainda mais preparados para lidar com os desafios da sociedade”, afirmou o parlamentar.

Representando o MPPI, esteve presente a procuradora de Justiça e diretora do CEAF, Teresinha Borges. Ela ressaltou a relevância da capacitação como estratégia de fortalecimento institucional. “Esses cursos refletem o compromisso do MPPI com a educação continuada e com a valorização dos seus quadros. O aprimoramento das competências dos nossos servidores e membros é um investimento direto na qualidade dos serviços prestados à população”, pontuou a procuradora de Justiça.

A servidora Cristiane Pinheiro da Silva, lotada na Coordenadoria de Comunicação Social do MPPI, foi a oradora da turma de Mediação e Gestão de Conflitos. Em sua fala, ela destacou o aprendizado obtido durante o curso e a recente criação da primeira Câmara de Mediação em uma Assembleia Legislativa do país. “Esse é um fruto coletivo, que deixa uma marca para além da nossa turma. É uma contribuição concreta para a cultura da paz e da justiça restaurativa no nosso estado”, declarou.

Um dos concludentes da turma de Direito Eleitoral foi o promotor de Justiça Roberto Monteiro Carvalho. Ele falou sobre a importância das parcerias que o CEAF/MPPI realiza para o aperfeiçoamento profissional de membros e servidores. “A pós-graduação em direito eleitoral foi de grande importância, uma vez que abordou disciplinas e temas atuais que aprofundaram o conhecimento acerca da matéria eleitoral, especialmente por ter se iniciado no ano de 2024, em que foram realizadas as eleições municipais”, declarou.

Os integrantes do MPPI e concluintes nos dois cursos oferecidos que receberam a certificação foram:

Direito Eleitoral:

  • Roberto Monteiro Carvalho – Promotor de Justiça
  • Larissa da Costa Ferreira – Servidora
  • Luana Caroline Caland de Sousa – Servidora
  • Thallyson Farias Teles Pereira – Servidor
  • Thalia de Arêa Leão Santos – Ex-assessora da Promotoria de Justiça de Barro Duro

Mediação e Gestão de Conflitos:

  • Rosiane Brasileiro de Jesus dos Passos – Servidora
  • Cristiane Pinheiro da Silva – Servidora
  • Hellen Karoline dos Santos Farias – Ex-assessora da 2ª Promotoria de Justiça de União
  • Devlin Silva de Sousa – Servidor