O Ministério Público do Piauí (MPPI) participou, na manhã desta quinta-feira (24), da solenidade em comemoração aos 97 anos da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O evento foi realizado no auditório Serra da Capivara, no prédio do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22), em Teresina.
A instituição foi representada pelo subprocurador-geral de Justiça Jurídico, Hugo Cardoso, que compôs a mesa de honra ao lado de autoridades como o diretor-geral da PRF, Antônio Oliveira; o superintendente da PRF no Piauí, Fabrício Loiola; o presidente do TRT-22, Téssio Tôrres; o secretário de Estado de Governo do Piauí, Ivanovick Feitosa, entre outras. O promotor de Justiça Santiago Júnior também participou do evento, representando o Grupo de Atuação Especial do Controle Externo da Atividade Policial – Gacep/MPPI.


Durante a cerimônia, foram destacados os serviços e os avanços da PRF ao longo de mais de nove décadas de atuação. Fundada em julho de 1928, por meio de decreto do então presidente Washington Luís, a PRF teve como origem a antiga “Polícia das Estradas”.

A partir da Constituição Federal de 1988, a PRF foi oficialmente incorporada ao Sistema Nacional de Segurança Pública. Entre as atribuições da corporação estão o policiamento ostensivo nas rodovias federais, socorro às vítimas de acidentes, fiscalização do trânsito, combate a crimes como tráfico e contrabando, além da proteção ao patrimônio da União.