O Ministério Público do Piauí (MPPI) realizou, na manhã desta quarta-feira (02), visitas institucionais a diversas unidades do município de Demerval Lobão. A iniciativa teve como objetivo verificar a qualidade dos serviços oferecidos à população e reforçar o compromisso da gestão com a transparência e a melhoria contínua do atendimento. Na ocasião, o prefeito do município, Luiz Gonzaga de Carvalho Júnior, acompanhou a visita institucional do MPPI.

O promotor de Justiça Romerson Maurício de Araújo, que representou o MPPI na visita, reforçou que acompanhar de perto essas ações é essencial para assegurar os direitos de quem mais precisa. “É dever de toda a sociedade e do poder público garantir proteção integral e o amparo necessário às nossas crianças, sobretudo àquelas que enfrentam desafios como o transtorno do Espectro Autista (TEA). O acompanhamento contínuo é o que faz a diferença na vida dessas famílias”, destacou o promotor.

Foram visitadas as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, o Conselho Tutelar, a UBS Marciel Leonardo (Cidade Nova) e, especialmente, o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado e de Desenvolvimento (NAEDDEL), que tem desempenhado papel fundamental no acolhimento e acompanhamento de crianças com TEA.

A secretária de Saúde, Andrea Cavalcante, destacou a importância da integração entre os serviços de saúde e assistência para garantir um atendimento humanizado às famílias. Já a secretária de Educação, Ângela Sales, ressaltou os avanços no atendimento especializado, com foco na inclusão e no suporte pedagógico individualizado para as crianças atendidas no NAEDEL.

A secretária de Assistência Social, Thallysandra Magalhães, frisou o trabalho conjunto de proteção social que envolve as equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Conselho Tutelar.