O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e a Ouvidoria do Ministério Público do Piauí (MPPI) participaram do 3º Mutirão Pop Rua Jud, realizado na última sexta-feira, 27 de junho. A ação aconteceu no Centro de Ensino de Tempo Integral Zacarias de Góis – Liceu Piauiense, localizado no Centro da capital.

O evento, promovido pela Seção Judiciária do Piauí do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), reuniu diversas instituições com o objetivo de facilitar o acesso à Justiça e a serviços essenciais para pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente a população em situação de rua.

Além do MPPI, participaram do mutirão o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), a Defensoria Pública do Estado (DPE-PI), a Defensoria Pública da União (DPU-PI), a Receita Federal, o Conselho Regional de Medicina (CRM-PI), o Sesc-PI, o Senac-PI, entre outros órgãos e entidades.

Durante o evento, os servidores Sheyla Albuquerque, do Procon, e Clênio Gouveia, da Ouvidoria, prestaram atendimentos ao público, oferecendo orientações sobre direitos do consumidor e esclarecimentos sobre os serviços disponibilizados pelo Ministério Público Estadual.

A iniciativa integra a estratégia nacional do PopRuaJud, coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa garantir o acesso à Justiça e a direitos fundamentais à população em situação de rua, por meio da atuação conjunta e interinstitucional dos órgãos públicos.