Quatro iniciativas do Ministério Público do Piauí (MPPI) foram apresentadas, na manhã desta quarta-feira (2), ao consultor Rafael Cavalcanti, representante do Instituto Innovare. A visita técnica ocorreu na sede leste da instituição, em Teresina, como parte da etapa de avaliação da 22ª edição do prêmio, que neste ano reúne 702 iniciativas de todo o país.
O consultor conheceu os projetos “Doando Vidas”, “Reconstruindo Laços na Saúde” e “Saúde no Foco”, da 12ª e 29ª Promotorias de Justiça de Teresina, sob a coordenação do procurador de Justiça Eny Pontes, e a prática “Mulheres Informadas”, da 32ª Promotoria de Justiça, coordenada pelo promotor de Justiça Luciano Lopes Ramos. Durante as apresentações, foram apresentados depoimentos de gestores públicos e cidadãos beneficiados pelas ações, demonstrando o impacto social das iniciativas.

“É gratificante participar de mais uma edição do Innovare e apresentar os resultados do trabalho que desenvolvemos. Cada projeto tem sua particularidade, mas todos têm em comum o objetivo de transformar realidades e tornar o Ministério Público uma instituição cada vez mais resolutiva”, afirmou o procurador de Justiça Eny Pontes.

“Essa iniciativa busca promover um Ministério Público mais acessível, que acolhe, informa e protege, especialmente as mulheres em situação de vulnerabilidade. É sempre importante mostrar que, por meio de ações simples e contínuas, podemos gerar impacto na vida das pessoas”, destacou o promotor de Justiça Luciano Lopes Ramos.


O Prêmio Innovare reconhece práticas que se destacam pela eficiência, qualidade, criatividade, desburocratização, exportabilidade, alcance social e satisfação dos usuários. “Como sempre, o MPPI contribui com bons projetos. Já conhecia algumas ações, mas o Ministério Público sempre traz iniciativas que o Innovare valoriza muito: o alcance social e o foco em populações mais vulneráveis”, destacou Rafael Cavalcanti.
Após a visita, o consultor elaborará relatórios que serão analisados pela comissão julgadora do prêmio.
Conheça os projetos:
Doando Vidas
O projeto busca ampliar o número de doações de órgãos no estado, por meio da conscientização da sociedade sobre a importância do ato. Foram estabelecidas parcerias com órgãos públicos e privados e desenvolvidas campanhas informativas com mensagens sobre a importância da doação. Além disso, a ação também busca a estruturação e fortalecimento da rede de saúde pública para a realização de transplantes.
Reconstruindo Laços na Saúde
A iniciativa visa garantir que crianças e adolescentes hospitalizados por longos períodos, em decorrência de doenças graves, possam retornar a um ambiente mais acolhedor, seja no seio familiar ou em unidades de saúde próximas às suas cidades de origem.
Saúde no Foco
Diante das dificuldades no diálogo entre os gestores estaduais e municipais da saúde pública, o projeto promove, de maneira conjunta, inspeções e audiências itinerantes e públicas nos próprios serviços de saúde. A medida visa facilitar diagnósticos mais precisos e promover soluções extrajudiciais eficazes.
Mulheres Informadas
A prática estabelece uma comunicação ativa com mulheres vítimas de violência doméstica, em três momentos cruciais do processo: após a concessão da medida protetiva, no oferecimento da denúncia e antes da audiência de instrução e julgamento. O objetivo é orientar sobre os direitos e reforçar a importância da participação nos procedimentos judiciais.