A Promotora de Justiça Nayana da Paz Portela Veloso, titular da Promotoria de Justiça de Monsenhor Gil, representou o Mistério Público do Estado do Piauí (MPPI) durante a 1ª Conferência Regional de Políticas Públicas para Mulheres do Entre Rios Piauiense, realizada na Câmara de Vereadores de Monsenhor Gil, na última terça-feira, 22 de julho.
A Promotora palestrou sobre “Justiça, Direitos e Garantias das Mulheres e a Atuação do Ministério Público nas Políticas Públicas para mulheres”. O evento integra a etapa preparatória da 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de agosto, em Teresina, e compõe ainda a mobilização para a 5ª Conferência Nacional, prevista para setembro, em Brasília.

Além da representante do MPPI, a conferência contou com a participação da deputada estadual Elisangela Moura, da secretária de estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, da vice-prefeita de Monsenhor Gil, Norma Suely, da prefeita de Miguel Leão, Neusa Cunha e do juiz da comarca de Monsenhor Gil, Silvio Valois, além de autoridades e representantes de outros municípios da região.
A conferência reuniu representantes de diversas cidades, lideranças comunitárias, integrantes da sociedade civil e gestoras de políticas públicas para as mulheres. Durante o evento, foram debatidos temas como enfrentamento à violência de gênero, promoção da autonomia econômica, fortalecimento da rede de proteção e participação das mulheres nos espaços de poder.

O território Entre Rios é formado pelos municípios de Monsenhor Gil, Agricolândia, Água Branca, Alto Longá, Altos, Angical, Barro Duro, Beneditinos, Coivaras, Lagoinha, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Alves, Miguel Leão, Nazária, Olho D’Água, Passagem Franca, Pau D’Arco, Regeneração, Santo Antônio dos Milagres, São Gonçalo do Piauí, São Pedro, União, Curralinhos, Demerval Lobão, Hugo Napoleão, Jardim do Mulato e São Félix do Piauí.
Fonte: Ascom/Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi)