A atuação da Promotoria de Justiça de Luzilândia, por meio do promotor Diego Cury-Rad Barbosa, resultou na solução da falta de água que afetava cerca de 150 famílias nas comunidades Canto dos Alves, Palmeira, Mosquito e Ladeira do Paulo Sérgio, no município de Madeiro.
O furto de um transformador de energia havia interrompido o funcionamento da bomba responsável pelo abastecimento de água potável, deixando moradores — incluindo idosos, crianças e pessoas doentes — sem acesso ao serviço.
No mesmo dia, a Promotoria realizou uma audiência extrajudicial com a Controladora Interna do Município, colheu informações e definiu providências imediatas. Foi instaurada uma Notícia de Fato e agendada audiência com representantes da Equatorial Energia para buscar uma solução rápida.
Como resultado da atuação do MPPI, o fornecimento de água foi restabelecido no dia seguinte, 8 de agosto, com a instalação de um novo transformador.
“O acesso à água é um direito fundamental, e o Ministério Público cumpriu seu papel ao garantir a retomada desse serviço essencial com a urgência necessária”, afirmou o promotor Diego Cury-Rad Barbosa.