A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Piauí (Caoma/MPPI), Áurea Madruga, participou, na terça-feira, 12 de agosto, como painelista do evento “Construindo Caminhos para a COP-30: O Papel do Ministério Público brasileiro para a sustentabilidade climática”. O encontro foi promovido pela Comissão do Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e aconteceu em Macapá, com apoio do Ministério Público do Amapá (MPAP).

O objetivo com o evento foi apresentar ações e experiências do Ministério Público brasileiro no enfrentamento às mudanças climáticas, especialmente na região da Amazônia Legal. A ideia é reunir contribuições concretas para a COP-30, que será realizada no Brasil, no Pará.

Durante o painel “Transição Energética Justa, resíduos e impactos climáticos no mundo do trabalho”, Áurea Madruga apresentou os resultados do projeto Zero Lixões – Por um Piauí mais limpo, que busca acabar com os lixões a céu aberto no estado.

“Encerrar os lixões é uma medida urgente e essencial para proteger o meio ambiente e a saúde da população. Com o projeto Zero Lixões, estamos promovendo uma mudança concreta no Piauí, contribuindo diretamente para a redução da emissão de gases liberados pela decomposição do lixo em áreas abertas. Esses gases agravam o efeito estufa, e combater a liberação é um passo importante na luta contra as mudanças climáticas”, avalia a promotora de Justiça.