A promotora de Justiça Amparo Paz, coordenadora do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid) e do Núcleo de Atendimento às Vítimas (Navi) do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), participou, nesta quinta-feira (28), da solenidade de abertura do VI Fórum Piauiense de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fopivid), promovido pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). Na ocasião, a promotora representou a procuradora-geral de Justiça do Piauí, Cláudia Seabra.

O evento foi realizado no Pleno do Complexo do Judiciário piauiense e teve como objetivo o fortalecimento institucional no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Entre os propósitos do Fórum, destaca-se também o incentivo ao diálogo entre magistradas, magistrados, equipes multidisciplinares e integrantes da rede de proteção à mulher.

A palestra magna da solenidade teve como tema “O papel da educação como ferramenta para a promoção da igualdade de gêneros” e foi proferida pela professora e doutora em Direito Penal, Alice Bianchini. Além da representante do MPPI, o evento contou com a presença de autoridades do Judiciário, da Defensoria Pública, delegadas, psicólogas e profissionais da rede de proteção à mulher.

“É fundamental a nossa participação. Temos desempenhado um papel importante, trabalhando juntamente com o TJ-PI nos mutirões e contribuindo para a redução do número de processos. O Ministério Público é essencial neste momento. Por isso, é uma grande satisfação ver tantas autoridades imbuídas do mesmo propósito: minimizar essa chaga que acomete não só o Piauí, mas o Brasil e até o mundo”, comentou Amparo Paz.