O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep), deu início, na última sexta-feira, 22 de agosto, ao cronograma de visitas técnicas às unidades da Polícia Civil localizadas na capital. As inspeções foram realizadas na 2ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Teresina e na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher – Unidade Casa da Mulher Brasileira (CMB).
As vistorias técnicas estão sendo promovidas para acompanhar e supervisionar, entre outros pontos, as condições estruturais e a organização do trabalho nas unidades da Polícia Civil do Piauí; o uso e a conservação das viaturas; além dos dados estatísticos referentes aos boletins de ocorrência e ao andamento dos procedimentos policiais.
O centro de atendimento conta com uma infraestrutura adequada e oferece atendimento completo às mulheres em situação de violência, reunindo diversos órgãos da rede de proteção em um só espaço. A Casa da Mulher Brasileira em Teresina presta suporte às vítimas por meio de uma estrutura que inclui serviços de triagem, acolhimento, hospedagem temporária, atendimento psicossocial e jurídico, além de ações para promover a independência financeira das mulheres, com espaço lúdico destinado às crianças.
Durante a vistoria, o representante do MPPI reconheceu a relevância da instalação da Central de Flagrantes na Casa da Mulher Brasileira de Teresina, diante da necessidade de garantir atendimento contínuo às mulheres vítimas, especialmente.