O Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP), do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), realizou, nesta quarta-feira (27), reunião estratégica com a Gerência de Obras e Engenharia da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/PI), para discutir avanços e acelerar a execução de melhorias em mais de 25 unidades da Polícia Civil no Piauí.

O encontro presencial foi conduzido pelo promotor de Justiça Santiago Júnior coordenador do Gacep, e contou com a participação da gerente de Obras da SSP/PI, Juliana de Lucena. A reunião teve como foco o acompanhamento de Procedimentos Administrativos e Inquéritos Civis instaurados pelo MPPI para fiscalizar e garantir a adequação das estruturas físicas e das condições de trabalho em delegacias da capital e do interior.

Durante a reunião, o promotor destacou a relevância das ações conjuntas entre o Ministério Público e a Secretaria de Segurança para promover mudanças efetivas nas estruturas das delegacias, ressaltando que o avanço na qualidade do ambiente de trabalho reflete diretamente na eficiência dos serviços prestados à população.

Os resultados já alcançados revelam avanços concretos: cerca de 60% das demandas levantadas foram atendidas total ou parcialmente. Entre as conquistas, destacam-se a inauguração das Unidades Integradas de Segurança Pública em Monsenhor Gil e Batalha, além da reforma da Delegacia de Demerval Lobão. Outras obras estão em andamento, enquanto as pendências relacionadas a ordens de serviço vêm sendo tratadas pela SSP/PI.

Neste ano, o Gacep já realizou mais de 30 Reuniões de monitoramento técnico e acompanhamento do cumprimento de requisições e deliberações, com foco nas condições de estrutura física das unidades da Polícia Civil.

Ao final da reunião, foram definidas novas deliberações estratégicas para assegurar a continuidade das melhorias nas unidades da Polícia Civil, com foco no fortalecimento das condições de trabalho dos servidores e na qualificação da estrutura física das delegacias.