Nesta sexta-feira, 22 de agosto, a procuradora-geral de Justiça do Piauí, Cláudia Seabra, recebeu o superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex/UFPI), Vinícius Ferreira, para dialogar sobre uma parceria estratégica voltada à capacitação de servidores e ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI).
A reunião ocorreu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, localizada no Centro de Teresina, e também contou com a presença do subprocurador-geral de Justiça Administrativo, Plínio Fontes, e do assessor da PGJ, Thiago Soares.
O objetivo da parceria é fomentar pesquisas na área de tecnologia da informação e inteligência artificial, com foco na criação de ferramentas que possam aprimorar a atuação institucional do MPPI. A expectativa é que as soluções desenvolvidas contribuam para otimizar a análise de dados, agilizar procedimentos, fortalecer o combate à criminalidade e ampliar a proteção dos direitos fundamentais da população.

“A colaboração com a Fadex/UFPI nos permitirá avançar no desenvolvimento de soluções em tecnologia da informação e inteligência artificial, voltadas para o aprimoramento da nossa atuação ministerial”, afirmou a procuradora-geral Cláudia Seabra. “Estamos falando do desenvolvimento de ferramentas que podem otimizar a análise de dados, agilizar procedimentos, fortalecer o combate à criminalidade e ampliar a proteção dos direitos fundamentais da população piauiense.”
Criada em 2005, a Fadex atua como fundação de apoio à Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a outras instituições de ensino superior e científicas, públicas ou privadas. A fundação já executou mais de 900 projetos por meio de contratos e convênios com diversos parceiros, contribuindo para o aumento da produtividade acadêmica e institucional.
“Mais do que uma parceria técnica, esta é uma união de propósitos que alinha o saber acadêmico à missão constitucional do Ministério Público. Acreditamos que a ciência e a tecnologia são aliadas poderosas na construção de uma justiça mais eficiente, acessível e transparente”, destacou o superintendente da Fadex/UFPI, Vinícius Ferreira.
Com informações da Fadex/UFPI