Na última sexta-feira (15), a promotora de Justiça Amparo Paz e a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (CAOCRIM), Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza, representaram o Ministério Público do Piauí (MPPI) durante reunião na Secretaria Estadual de Segurança Pública, em Teresina. O encontro contou com a participação da superintendente de Cidadania e Defesa Social, coronel Elizete, e da delegada do Departamento Estadual de Proteção à Mulher, Bruna Verena.

A reunião teve como pauta o Protocolo de Intenções idealizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que estabelece diretrizes para integrar esforços institucionais, definir responsabilidades e ampliar a eficácia das políticas de proteção às mulheres.
Durante o diálogo, foram discutidas estratégias para o fortalecimento da atuação conjunta entre os órgãos, com o objetivo de garantir mais segurança, atendimento qualificado e respostas efetivas às situações de violência contra a mulher. “Este protocolo é um avanço importante para a atuação integrada, possibilitando que cada órgão envolvido contribua de forma mais eficiente na defesa dos direitos e na proteção da vida das mulheres”, destacou a promotora Amparo Paz.

A coronel Elizete também ressaltou a relevância da parceria. “Nós, enquanto Secretaria de Estado de Segurança Pública, ficamos muito felizes em receber as representantes do Ministério Público. Já desenvolvemos várias ações em conjunto com o MP, e esta é mais uma iniciativa para aprimorar o atendimento às mulheres”, explicou.