O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio do Promotor de Justiça Carlos Rogério Beserra da Silva, titular da Promotoria de Justiça de São Pedro do Piauí, instaurou, no dia 5 de agosto, procedimento administrativo com o objetivo de acompanhar o cumprimento das requisições expedidas pela PJ do município para a instauração de inquéritos policiais e outros procedimentos similares.
No documento, o promotor estabelece o prazo de 1 ano para a conclusão do procedimento e solicita a comunicação da instauração ao Conselho Superior do MPPI (CSMP) e ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (Caocrim).
O promotor também estabelece a elaboração, pelos servidores da Promotoria de Justiça de São Pedro do Piauí, de uma lista com as requisições de inquérito policial realizadas até o momento no ano de 2025. Acrescenta ainda a expedição de ofício, após o cumprimento dessa medida, à Delegacia de Polícia Civil do município, requisitando informações acerca das requisições ministeriais que ainda não foram respondidas.