O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da Promotoria de Justiça de Inhuma, obteve a condenação do réu Valdemar Jesus Silva a 30 anos de reclusão pelo crime de homicídio qualificado, em sessão de julgamento realizada nessa quarta-feira, 27 de agosto.

O acusado permaneceu foragido da Justiça por mais de 20 anos, tendo sido localizado recentemente para responder ao processo criminal. Durante o julgamento, o Conselho de Sentença acolheu a tese sustentada pelo promotor de Justiça Jessé Mineiro, reconhecendo a materialidade e a autoria do delito, bem como as circunstâncias qualificadoras apresentadas.

O crime ocorreu em 20 de setembro de 2003, quando Valdemar atirou contra a vítima. De acordo com a investigação, a vítima foi assassinada na frente da filha, por motivo torpe e com recurso que dificultou sua defesa. A tese sustentada pelo Ministério Público aponta que o réu cometeu o crime para garantir a impunidade de outro delito do qual era acusado. Valdemar havia sido denunciado pela vítima por supostamente tentar aliciar a filha dela.

Segundo o promotor Jessé Mineiro, a decisão, proferida no mês do Agosto Lilás, reforça a dupla atuação do Ministério Público: “por um lado, a prevenção e conscientização contra a violência de gênero, por meio de campanhas educativas; por outro, a resposta punitiva firme, com a responsabilização criminal de quem atenta contra a vida e a dignidade humana”, declarou.