O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da 28ª Promotoria de Justiça de Teresina, realizou, nesta quinta-feira (28), uma audiência extrajudicial para apresentação de fluxograma que estabelece protocolo de atendimento de urgência e emergência em saúde mental em Teresina e no Piauí.

A reunião foi presidida pela promotora de Justiça Marlúcia Evaristo, titular da 28ª PJ, e ocorreu no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), localizado na sede do MPPI, na zona leste da cidade. Também participaram da audiência os promotores Santiago Júnior, coordenador do Grupo de Atuação Especial no Controle Externo da Atividade Policial (Gacep); Karla Carvalho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Caods); e Joselisse Carvalho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (Caodij).

Na audiência foi apresentada uma versão atualizada do fluxograma. Foram feitas sugestões de melhorias pelo participantes. O documento será aprimorado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). A pasta deverá encaminhar, no prazo de 30 dias, o fluxograma atualizado do protocolo de atendimento em saúde mental, incluindo as alterações sugeridas na audiência. Após o recebimento do documento pelo MPPI, será marcada uma audiência pública para apresentar o fluxo finalizado a toda a rede de atendimento às pessoas com deficiência psicossocial.

Estiveram presentes representantes do Corpo de Bombeiros, da Guarda Civil Municipal de Teresina, da FMS, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Estadual e de Teresina), da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcaspi) e do Hospital Areolino de Abreu.